Salvador

Entenda porque não é feriado em Salvador no Carnaval

Ponto facultativo foi cancelado pelo Governo da Bahia e pela prefeitura da capital

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com a pandemia do novo coronavírus, o Carnaval 2021 precisou sofrer mudanças e adequações no que se refere a festa, mas também ao comportamento dos dias em relação aos trabalhos comuns. Mas afinal, o Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

A festa não é estabelecida como feriado nacional. Apenas lugares que têm leis estaduais ou municipais tornam alguma data do Carnaval feriado. Segundo o G1, a cidade de Belém (PA) cancelou o feriado estabelecido. Já o Rio de Janeiro tem a terça-feira como um feriado, e manteve dessa forma em 2021.

E Salvador?

Já em Salvador, o Governo do Estado e a prefeitura anunciaram que não haveria pontos facultativos nas datas de comemoração. Isso significa que as empresas podem seguir normalmente o calendário, sem contar com a festa. 

O ponto facultativo em Salvador existe a partir de decreto estadual de 1981, que estabelece essa condição na segunda, terça e quarta-feiras de Carnaval. Os órgãos, no entanto, entenderam que não há essa necessidade, por conta da pandemia e do consequente cancelamento oficial da festa.