Saúde

Barriga sequinha: confira dez receitas para desinchar

Problema pode ocorrer devido ao acúmulo de gases, alimentação em excesso ou também pode ser sinal de alguma doença

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Exagerou no final de semana e está inchad@? Este problema pode ocorrer devido ao acúmulo de gases, alimentação em excesso ou também pode ser sinal de alguma doença. Seja qual for o caso, queremos evitar que isto aconteça. Confira algumas receitas dicas abaixo:

Foto: Divulgação


Água com limão pela manhã

Uma xícara de água quente com limão pela manhã desperta o seu sistema digestivo e, com isso, as coisas funcionam melhor. Você pode tomar um chá verde com limão se não aprecia o gosto da água com limão.

Evite os derivados do leite

Muitas pessoas sentem um desconforto na barriga depois de ingerirem produtos derivados do leite. Se este é o seu caso, deixe de fora do seu café da manhã os cremes e iogurtes.

Ioga detox

A prática da ioga pela manhã ajuda a livrar o corpo de toxinas, auxiliando na digestão. Os movimentos de torção utilizado nesta modalidade são aliados neste sentido.

Lanchinho tropical

Tanto o abacaxi quanto o mamão papaia contêm enzimas – bromelina e papaína, respectivamente – que ajudam a diminuir o inchaço a partir da quebra das proteínas, facilitando a digestão. Aposte em um copo destas frutas batidas com água de coco e tenha um lanche saudável pela manhã.

Coma devagar

Ao comer depressa, você mantém o ar preso no organismo.  Por isso, ao longo do dia tente mastigar os alimentos de forma mais lenta, para desta forma diminuir o inchaço causado pelo ar.

Evite o chiclete

Evite ficar mastigando chiclete, pois ele faz com que você engula mais ar. Além disso, muitas gomas de mascar contêm açúcar em excesso, o que também contribui para o quadro.

Beba mais água

A água ajuda a eliminar as toxinas e excesso de sal, que pode ser responsável pela sensação de inchaço. Por isso, ao longo do dia lembrepse de tomar mais água: para ficar mais fácil, mantenha uma garrafa sempre por perto.

Coma quinua

A quinua é rica em muitos nutrientes, incluindo fibras e potássio, que são importantes para diminuir a sensação de inchaço. Experimente uma salada poderosa que combina quinua, couve e mirtilo, e tenha um delicioso e farto almoço.

Dispense a sobremesa do jantar

Alimentos gordurosos e cheios de açúcar causam o inchaço, assim como alimentos com alto nível de adoçantes artificiais. Evite as sobremesas ricas em carboidratos e açúcares e prefira frutas frescas, que são ricas em fibras e em água, e tenha melhores resultados diante do espelho.

Chá para desinchar

Canela e gengibre podem ajudar a limpar o organismo, então aposte em uma xícara de chá para desinchar a barriga antes de ir se deitar. O chá de menta também pode ajudar a aliviar o mal estar no estômago, então lembre-se dessa opção se precisar aliviar o organismo depois do jantar.