Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Cru ou cozido? Saiba como evitar a contaminação por coronavírus

Para Hellen Maluly, doutora em Ciências de Alimentos, ambas as formas de preparo apresentam vantagens e desvantagens

Redação iBahia • 01/04/2020 às 15:59 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Em tempos de combate ao coronavírus, é preciso adotar cuidados, inclusive, na alimentação para evitar a contaminação. Os cuidados incluem escolher alimentos ricos em nutrientes para as refeições e também atenção no modo de preparo.
Uma dúvida comum sobre alimentação é sobre a forma de consumir os alimentos, se é melhor cru ou cozinho. Para Hellen Maluly, doutora em Ciências de Alimentos e consultora do Comitê Umami, ambas as formas de preparo apresentam vantagens e desvantagens.
“Tudo dependerá do tipo de processamento e do alimento. Seria bem difícil categorizá-los, pois cada um possui sua propriedade em particular, como vitaminas e minerais. Os ingredientes crus têm vantagens por não passarem por processamento térmico, que, muitas vezes, pode reduzir seus valores nutricionais. Por outro lado, cozinhar os alimentos pode inativar os vírus, que podem estar presentes por falta de higiene ou cuidado no armazenamento. Porém, esses fatores podem ser evitados se as boas práticas de manipulação forem seguidas adequadamente ”, ressalta.
Foto: divulgação / Umami
O milho é um exemplo de ingrediente que pode ser potencializado conforme o cozimento. “No preparo do creme de milho, o grão deve ser cozido e levemente triturado. Este processo pode levar ao aumento da exposição ao umami na receita final”, ressalta Hellen.
Em cardápios destinados aos idosos, Hellen explica que quando cozido, o alimento pode manter a segurança e deixar o alimento mais digerível, já que o cozimento melhora a textura e facilita a mastigação e deglutição. “Do ponto de vista de saúde, isto é muito bom, principalmente para quem possui falhas de dentição”, destaca.

Hellen ainda contou que, geralmente, alguns nutrientes, como vitaminas, são bem sensíveis ao cozimento e à presença de oxigênio, mas, se o alimento for cozido no vapor essas substâncias podem ser mantidas. “Já o sabor irá depender da receita. O cozimento lento faz com que propriedades de sabor, como aromas, e o aminoácido glutamato se desliguem das proteínas, o que pode deixar os caldos muito mais saborosos”, finaliza.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde