Saúde

Por que a banana nanica é uma grande aliada para o verão?

Nutricionista lista ótimos motivos para adicionar o alimento em sua rotina e dá dicas de receira

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Da terra, prata, maçã...Não é a toa que a banana já foi considerada a fruta mais consumida entre os brasileiros. Dentre os vários tipos da fruta, se destaca a banana nanica, uma opção muito nutritiva para o verão. Segundo a nutricionista Renata Guirau, a banana nanica é rica em potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea e é fundamental para a contração muscular.

A fruta também contribui na hora de repor as quantidades desse mineral no organismo, que é perdido no suor, sobretudo durante a estação mais quente do ano.

Foto: divulgação

A fruta é fonte de magnésio, fundamental para a regulação do sono, controla os eletrólitos no sangue e ajuda na saúde óssea e dentária. A nutricionista ainda chamou atenção para a praticidade da fruta, que a transforma em um ótimo lanche intermediário. Por seu teor de carboidratos, pode ser utilizada também como pré-treino, antes da prática de atividades físicas.

Confira também algumas receitas envolvendo a fruta!

Sorbet de banana

1 banana madura congelada
1 xícara de morangos congelados
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador. Se precisar, acrescente o mínimo de água ou leite integral. Divida em duas taças e sirva imediatamente.

Bolinho de caneca

1 banana nanica
1 ovo
1 col de chá de cacau em pó
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de sopa de amêndoas laminadas
1 col de café de fermento em pó

Modo de preparo: Amasse a banana e misture os demais ingredientes. Coloque em uma caneca e leve ao microondas por cerca de 3 minutos.

Docinho de amendoim

2 bananas maduras
4 col de sopa de coco ralado sem açúcar
2 colheres de sopa de pasta de amendoim

Modo de preparo: Em uma panela, derreta a pasta de amendoim. Acrescente a banana amassada e o coco ralado. Cozinhe até formar uma massa que se solta do fundo da panela. Faça bolinhas e leve para gelar.