Saúde

Saiba a função de cada chá para seu organismo

Em compressas, no vapor ou para ingestão, são diversas as possibilidades

Agência O Globo

Compressa de chá de camomila para amenizar olheiras é um clássico. Mas essa bebida milenar é capaz de promover outros milagres quando o assunto é beleza. E aí vale de tudo: desde aplicar chás diversos com algodão na pele a expor o rosto ao vapor do líquido quente até ingerir certos tipos da bebida.


A seguir, confira uma lista de chás e seus benefícios para a beleza:

Chá verde: segundo a dermatologista Aline Vieira, ele tem função antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento. Ele pode ser ingerido em forma líquida ou em cápsula, mas também pode ser aproveitado em cremes, que ajudam nesta ação antioxidante e calmante. É muito indicado para quem tem rosácea.

Chá de hibisco: ele também protege a pele contra a ação dos radicais livres, deixando-a com aspecto mais saudável. De acordo com a dermatologista Aline Vieira, assim como o chá verde, ele pode ser ingerido.

Chá de camomila:
é indicado o uso tópico, sendo aplicado no pós-procedimento. "Você faz o chá, coloca na geladeira e, depois de um laser ou peeling, quando o rosto fica mais aquecido, coloca uma compressa gelada de chá de camomila para acalmar a pele de 10 a 15 minutos", diz Aline Vieira. A camomila também pode ser utilizada em produtos, como xampu e sabonete para quem tem pele mais sensível.

Chá de lavanda e de alecrim*: eles têm poderes antissépticos. Segundo a dermatologista Christiane Gonzaga, podem auxiliar a reduzir infecções de pele, como acnes;

Chá de capim-limão*:
pode ajudar a minimizar a oleosidade da pele e na desintoxicação;

Chá de hortelã*: pode agir como antioxidante em manchas e olheiras. De acordo com Christiane Gonzaga, pode ser usado diariamente como tônico de limpeza;

*Nesses casos, a dica de uso é a mesma. Christiane Gonzaga ensina a fazer a infusão com uma colher de sopa das folhas de sua preferência e uma xícara de água. Armazene na geladeira (em um borrifador) e aplique com algodão na pele.