Saúde

Saúde: Aprenda a prevenir doenças renais crônicas

É essencial ter hábitos saudáveis diariamente, principalmente com relação a alimentação

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

As doenças renais estão cada vez mais presentes na realidade da vida dos brasileiros. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Para prevenir o desenvolvimento de doença renal crônica é essencial ter hábitos saudáveis diariamente, principalmente em relação a alimentação.

A nutricionista e pesquisadora da Fundação Pró-Rim, Fabiana Baggio Nerbassa, deu algumas dicas para prevenir as doenças renais. “Durante a alimentação tenha preferência por produtos frescos como legumes, frutas e verduras, grãos, carnes e laticínios, que não foram submetidos a nenhum procedimento de transformação (como adição de açúcar, sal e outros aditivos químicos) ”, afirmou.

E se não tiver como fugir dos produtos processados?

A especialista explicou que vale optar por aqueles que apresentam menor concentração de sódio na composição. As informações sobre os componentes do produto são possíveis de verificar, geralmente, no fundo da embalagem. “O ideal é preferir os que tenham o menor número de substâncias adicionadas”, pontuou.

Para completar o "combo" de vida saudável, lembre-se que é imprescindível praticar exercício físico e respeitar o momento da refeição, ou seja, nada de consumir alimentos enquanto assiste televisão ou usa equipamentos eletrônicos.