Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Fazer musculação por uma hora por semana diminui risco de infarto

Pesquisa é a primeira a fazer uma relação entre o ‘levantamento de peso’ e doenças cardiovasculares

Redação iBahia • 11/03/2021 às 15:28 • Atualizada em 29/08/2022 às 3:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Praticar musculação traz vários benefícios para saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, fazer musculação por pelo menos uma hora durante a semana pode reduzir os riscos de um derrame cerebral ou um ataque cardíaco em até 70%. A pesquisa é a primeira a fazer uma relação entre o ‘levantamento de peso’ e doenças cardiovasculares, cuja prevenção quase sempre é associada a exercícios aeróbicos.
Os resultados da pesquisa mostraram que fazer treinos de resistência são benéficos, independente de estarem associados, ou não, à atividades aeróbicas. “O principal benefício da musculação é a melhora do sistema cardiovascular. Os exercícios diminuem a pressão arterial, favorecem a saúde e contribuem para a prevenção de doenças. A atividade aumenta a densidade óssea, ou seja, deixa também os ossos mais resistentes”, explica Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness. Os cientistas analisaram cerca de 13 mil adultos para chegar a essa conclusão, e todos apresentavam algum problema cardíaco. A pesquisa, publicada na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, mostrou resultados encorajadores para que as pessoas tentem inserir nas suas rotinas o hábito de praticar musculação.
O estudo também investigou a relação entre exercícios de resistência e o diabetes e o colesterol, e obteve bons resultados. Praticar pelo menos uma hora de musculação por semana diminui em 29% o risco de síndrome metabólica (condição que aumenta a propensão a doenças cardíacas, derrame e diabetes), e em 32% a chance de desenvolver colesterol alto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde