Podcast especial faz resgate histórico sobre os 100 anos do rádio e traz entrevistas com personalidades baianas


Arte: Lucas Andrade

100 anos. Uma data impactante para um meio de comunicação revolucionário, inovador, marcante e que se tornou um divisor de águas na vida das pessoas de um país que se descobria, crescia e caminhava para o futuro sedento, principalmente, por informação e diversão.

Esse é o rádio, que completou o centenário de chegada ao Brasil no dia 7 de setembro e, neste domingo (25), celebra oficialmente o dia nacional. O rádio carrega histórias que, inevitavelmente, confundem-se com a trajetória dos brasileiros, das músicas, dos artistas, dos fatos políticos, do futebol, além, claro, dos magníficos locutores, comentaristas e repórteres, capazes de encantar os ouvintes por meio da voz.

Por isso, o portal iBahia preparou um especial que viaja pelos principais momentos que fizeram esse meio de comunicação se tornar tão importante. A relação com o jornalismo, os artistas que iniciaram no rádio e migraram para a TV, os bordões, as divas da época de ouro e muito mais.

Além disso, foi lançado um podcast especial, apresentado pelo comunicador Paulo César Gomes, que conta a história do rádio e faz um recorte focado na Bahia, por meio de depoimentos e entrevistas com personagens que fazem parte dessa caminhada.

“Rádio, para mim, é uma paixão. Muito antes de trabalhar em rádio, eu já era um ouvinte. Foi prazeroso mergulhar nessa pesquisa e contar sobre a história do rádio na Bahia”, comenta Paulo.

O comunicador ressalta também que o podcast passeia por momentos relacionados à primeira transmissão radiofônica no Brasil, anos antes desse processo chegar à Bahia.

“Impossível falar do rádio na Bahia sem falar da origem dele e do formato que ele absorveu de outros centros que se desenvolveram mais do que o nosso, por isso, o recorte também passa pela parte nacional”, explica.

Ouça o podcast:

Leia mais sobre 100 anos do Rádio no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.