A exposição "Alágbedé", criada em homenagem a Zé Diabo, ferreiro que se dedica há mais de 60 anos a produção de ferramentas de orixás, estreia na próxima sexta-feira (20), em Salvador. A visitação acontecerá na Caixa Cultural Salvador, no Centro da capital baiana.
A mostra gratuita irá reunir um acervo com mais de 60 peças, entre fotografias, documentos, artefatos e instrumentos produzidos pelo artista.
Leia também:
José Adário dos Santos, mais conhecido como Zé Diabo, é um dos últimos descendentes com conhecimento ancestral de transformar o ferro em arte sacra, utilizando uma técnica tradicional vinda do continente africano.
A exposição poderá ser visitada até o dia 3 de dezembro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30.
Além da mostra, o público poderá participar de visitas guiadas que irá sair da Caixa Cultural, passando pela Ladeira da Conceição da Praia, até o arco onde funciona a oficina de trabalho de Zé Diabo. Essas visitas irão acontecer todas as sextas, a partir do dia 27 de outubro, às 9h30, e contará com participação da equipe da exposição e da pesquisadora Cibele Bonfim.
O curta-metragem "Alágbedé", também será exibido durante a programação da exposição. O filme conta a sobre a vida e obra de Zé Diabo durante o processo de criação e produção das ferramentas.
Exposição "Alágbedé"
- Quando? De 20 de outubro a 03 de dezembro, das 9h às 17h30. Sempre de terça a domingo.
- Onde? Caixa Cultural Salvador - Centro.
- Quanto? Entrada gratuita.
*Sob supervisão do repórter Alan Oliveira
Thiago Virgílio
Thiago Virgílio
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!