Com a série As Caretas do Mingau, o multiartista Matheus L8, vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger na categoria Questões Históricas, estreia sua primeira exposição coletiva nesta quarta-feira (6). A mostra ficará exposta no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, em Salvador, e pode ser visitada até 10 de março, de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
As Caretas do Mingau é composta por um misto de fotografia documental e dirigida, resgatando uma manifestação pouco conhecida da história da independência do Brasil na Bahia.
Leia também:
Nas ruas de Saubara, a 103 km de Salvador, na madrugada do 2 de Julho, Leite registrou a procissão de mulheres negras que vagam pela cidade, carregando facões na cintura, espingardas nas costas e panelas com mingau na cabeça, em homenagem a suas ancestrais, que nas lutas por independência levavam armamento e comida para alimentar seus familiares e amigos durante a invasão portuguesa.
Já as fotos mais dirigidas da série foram feitas horas antes da procissão sair, com a dançarina baiana Luana Fulô. “Controlando flash e luz, em um ambiente dirigido, na roça de meus avós, reproduzi as matas e trilhas de Saubara que as mulheres desbravaram há 200 anos”, explica o fotógrafo.
Com família Saubarense, desde pequeno Matheus ouvia falar da procissão das Caretas do Mingau, das “almas” que penavam pela cidade na madrugada. Além do olhar para o resgate histórico, a maturidade fez com que o artista enxergasse ali também uma potência estética. Em 2022, ele fotografou o fenômeno pela primeira vez e deu início à pesquisa que dá base às fotografias da exposição, registradas no 2 de julho de 2023.
Natural de Salvador, Matheus L8 retrata em seu trabalho a complexidade étnica e estética da Bahia, adotando a história como lente de percepção do mundo. Entre a fotografia e o audiovisual, ele reflete em imagem os aspectos da cultura negra, da diáspora e dos atravessamentos que é ser uma pessoa negra no Brasil. Esse olhar lhe rendeu o Sony World Photography Awards, em 2020. O artista também tem um trabalho musical, o qual assina como XAUIM.
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!