A editora Caramurê vai abrir um novo espaço no mês de outubro. A livraria com café e restaurante será instalada na Doca 1, localizada no bairro do Comércio, e estará aberta ao público a partir do dia 7.
Depois de duas lojas em pontos diferentes da cidade, a “Caramurê: café, arte e livros” surge trazendo para o leitor a ideia de que o consumo literário pode ser tornar em uma experiência cultural, visual, artística e gastronômica.
Leia também:
Por esse motivo, a nova loja, que conta com a vista para o Forte São Marcelo, será palco para diversas expressões artísticas.
Para a inauguração, os gestores do espaço apresentam o lançamento de “Nilda”, texto teatral sobre a atriz baiana Nilda Spencer. O escritor e jornalista Marcos Uzel estará presente para uma tarde cultural.
Novidades do espaço
Para além da vista, o espaço possui beleza nos detalhes e é recheado de significado: os pratos do cardápio possuem títulos dos livros da editora, há uma parede de quadros só com artistas baianos, as luminárias são feitas de palha de coco, o teto traz palhas de dendê e os produtos da loja são sempre voltados para a valorização da cultura na Bahia.
Mas, vale ressaltar que não é somente os amantes de livros que vão aproveitar esse novo espaço. Além do grande mix literário, criado a partir de uma curadoria pensada em atingir vários públicos diferentes, a livraria possui uma diversidade de produtos exclusivos: camisas, azulejos, canecas, gravuras, esculturas e outros.
A parte gastronômica, também é um grande destaque. O cardápio possui opções deliciosas, que unem o regional e o contemporâneo, não perdendo o gostinho de Bahia. Além de toda experiência do lugar, o cenário faz com que o espaço se torne um passeio único.
O editor da Caramurê, Fernando Oberlaender, comenta: “O desejo meu e de Márzia Chastinet, minha sócia, é que o consumidor de livros além de comprar, saboreie nossos pratos, aprecie a vista, beba um café ou uma taça de vinho, escute música e tenha uma vivência com a cultura da Bahia”.
Sobre o livro “Nilda”
O lançamento do livro “Nilda” torna a inauguração do espaço ainda mais especial, já que a proposta da livraria é a arte em suas multilinguagens. Ao abrir as portas com uma homenagem a uma mulher memorável como Nilda Spencer, eternizada no imaginário de gerações como a dama do teatro baiano, a Caramurê - café, arte e livros, reforça a sua nova proposta.
A obra, lançada no ano em que se comemora o centenário do nascimento dessa artista, é uma peça teatral inédita escrita pelo jornalista Marcos Uzel e a trama mescla ficção e memória documental, enredada numa teia de situações cômicas, dramáticas e emocionantes.
Pelas páginas imaginativas da peça de Uzel, essa personagem excepcional se revela uma figura feminina que ousou desafiar o conservadorismo de uma província para se impor como atriz. E em texto elaborado especialmente para o livro, a cantora Maria Bethânia destaca a importância cultural de Nilda Spencer e assinala que “o teatro baiano-brasileiro deve reverências muitas a essa mulher tão forte, de bom coração, amiga sincera e generosa em tudo que lhe chegava”.
Inauguração da Caramurê: café, arte e livros
- Quando? 07 de outubro, às 15h00
- Onde? Loja Caramurê na Doca 1 (Av. da França, S/N - Comércio, entre a lanchinha e o Hub Salvador)
- Valor do livro: R$58,00
- O livro estará disponível nas lojas da editora: no MAM, Museu de Arte Moderna da Bahia, na Pituba – Praça Nossa Senhora da Luz – Madison Plaza e na Doca 1 - Av. da França, S/N ou pelo site www.caramure.com.br ou no telefone (71)98462-5039
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!