Se a arte imita a vida, um assunto tão importante como as relações tóxicas não poderia ficar de fora do cinema e nem da literatura. Por isso, o tema, que é assunto da coluna de Jéssica Senra desta semana, já teve aspectos abordados em diferentes obras ao longo dos anos.
Nesta quarta-feira (8), o iBahia destaca 3 filmes e 3 livros que valem a discussão quando se fala no assunto. Alguns deles são de outros séculos e quase todo mundo conhece - o que comprova que o problema não é algo novo. Confira abaixo:
Leia também:
Filmes
“O Homem Invisível”
Depois de forjar o próprio suicídio, um cientista usa o poder para se tornar invisível e passa a aterrorizar a ex-namorada com a habilidade. Em determinado momento, a mulher percebe que não se trata de um fantasma e sim do ex, que resolveu manter os comportamentos tóxicos de quando namoravam. Quando ela procura a polícia, a corporação se recusa a acreditar na história, e a vítima decide resolver o assunto por conta própria. Lançado em 2020, o filme é inspirado no livro de mesmo nome, do autor H. G. Wells, que foi lançado em 1897. Ele está disponível em plataformas digitais.
“A Excêntrica Família de Antônia”
Ganhador do Oscar de 1996 na categoria Filme Estrangeiro, o longa conta a história de uma holandesa que volta para a cidade natal com a filha após a Segunda Guerra Mundial. Com a independência, ela enfrenta o machismo, e ainda lida com problemas da vizinhança provocados pelo mesmo mal. O filme está disponível no YouTube.
“A Garota do Trem”
Ainda abalada pela recente separação, a personagem principal observa todos os dias a vida de um jovem casal, enquanto passa na frente da casa deles em um trem. Em um dia, acaba presenciando uma situação estranha e descobre depois que a mulher que costumava ver está desaparecida. Então, ela passa a ajudar nas investigações e se envolve com a história. O longa, que também é inspirado em um livro, é de 2016 e pode ser assistido em plataformas digitais.
Livros
“Dom Casmurro”
Em "Dom Casmurro", o personagem principal e narrador, Bento Santiago, retoma à infância e conta a história que viveu com Capitu. O romance de Machado de Assis traz a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos uma psicologia complexa. Ao longo do relato, ele ainda levanta um possível adultério da mulher - fato que é uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.
"Dona Flor e Seus Dois Maridos"
Outro clássico da literatura brasileira, o livro do baiano Jorge Amado narra a história de Florípedes Paiva, que experimenta vidas totalmente distintas ao se casar duas vezes. A história se passa no Pelourinho, em Salvador. Com o boêmio Vadinho, Flor vive uma relação com muito ciúme. Já com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz no relacionamento. No entanto, um dia, Vadinho retorna sob a forma de um fantasma, e ela passa a conviver com os dois homens. A obra é de 1966 e já inspirou filmes, série e peças.
"Você"
O livro de 2014, que inspirou a série original da Netflix 4 anos depois, conta a história do funcionário de uma livraria que usa as informações das redes sociais de uma aspirante a escritora para a perseguir. Ao longo da história, ele força uma relação com a mulher, se transformando no homem "perfeito", ao mesmo tempo em que remove todos os obstáculos no caminho dos dele. Aos poucos, o relacionamento obsessivo e abusivo se desdobra em um turbilhão de consequências mortais.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!