Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > agenda cultural > cinema
Whatsapp Whatsapp
Cinemas

Pré-estreia de 'Caymmi - Um Homem de Afetos' será nesta segunda (15)

Longa sobre vida de Dorival Caymmi chega aos cinemas oficialmente na semana em que o cantor faria 110 anos

Mayra Lopes • 15/04/2024 às 12:07 • Atualizada em 15/04/2024 às 14:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Chega ao Cine Glauber Rocha, nesta segunda-feira (15), a pré-estreia do filme 'Caymmi - Um Homem de Afetos'. O cantor e compositor baiano de sucesso foi reconhecido internacionalmente e teve sua obra reverenciada em filmes e livros. Oficialmente, o longa só chega nos cinemas no dia 25 do mesmo mês, mesma semana que marcaria os 110 anos do artista caso estivesse vivo. Mas um público seleto já confere a trama logo mais à noite.


				
					Pré-estreia de 'Caymmi - Um Homem de Afetos' será nesta segunda (15)
Longa chega aos cinemas na semana em que Caymmi faria 110 anos. Foto: Divulgação

A cineasta Daniela Broitman, premiada pelo documentário “Marcelo Yuka no Caminho das Setas” (2011), é a autora do longa, que traz a tona o lado mais intimista do artista, Ou seja, o lado pai, marido, ator, pintor, amigo e, sobretudo, um "poeta da vida".

Leia mais:

“O afeto dele pelas palavras, pela música, pelo Brasil, pela Bahia, pela família... São muitos afetos”, avalia Daniela, que também assina roteiro e produção do filme, em entrevista ao g1 bahia.

O lado B do artista retratado em 'Caymmi - Um Homem de Afetos'

Daniela explicou que a intenção dela nunca foi fazer do filme uma homenagem, ainda que indiretamente tenha esse papel. O objetivo era mostrar a complexidade do homem introspectivo e caseiro por trás da figura artística.

"Eu procurei fazer um filme que também mostrasse o lado sombra que toda pessoa tem. E eu acredito que isso também humaniza muito o personagem, você poder mostrar a sombra que todo mundo tem. Então, tem questões polêmicas no filme, tem ali as questões familiares... Assim, tem aspectos que não são só desse homem incrível, maravilhoso que a mídia reportava e mostrava, mas sim de um homem que é um ser humano e que também tem lado A, lado B".


				
					Pré-estreia de 'Caymmi - Um Homem de Afetos' será nesta segunda (15)
Caetano Veloso participa do filme de Caymmi. Foto: Desirée do Valle

O documentário começou a ser desenhado em 2015, quando uma aluna de Daniela a convidou para a produção. Nesse mergulho, ela assumiu o processo e descobriu uma entrevista inédita do artista.

Caetano Veloso, Gilberto Gil e a filha Nana Caymmi são alguns dos nomes que contribuem com histórias sobre o compositor de sucessos como "O que é que a baiana tem?", "Samba da minha terra" e "Marina".

Lançado em 2019 em festivais e mostras de cinema, o produto final rendeu a Daniela prêmios nacionais e internacionais — Melhor Filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical e o Crystal Lens Award no Inffinito Brazilian Film Festival (EUA).


				
					Pré-estreia de 'Caymmi - Um Homem de Afetos' será nesta segunda (15)
Pré-estreia de 'Caymmi - Um Homem de Afetos' será nesta segunda (15). Foto: Desirée do Valle

A realização é da Videoforum Filmes e a produção é da Spcine e do Canal Brasil. A distribuição ficou por cona da Descoloniza Filmes.

Apesar do hiato entre o lançamento em 2019 e o re-lançamento comercial em 2024, Daniela Broitman está confiante que isso não afetará o recebimento da obra por parte do público:

"Caymmi e a música dele são tão atemporais que o filme se tornou atemporal também. Você vendo o filme hoje, há cinco anos ou daqui 20 anos, ele tem o mesmo significado em termos de relevância da obra de Caymmi", comentou a diretora, que alega que o que muda é a recepção da obra por gerações diferentes.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CINEMA :

Ver mais em Cinema