Um encontro sobre protagonismo feminino na Capoeira será realizado na sexta-feira (3), no Espaço Mestre Bimba (Teatro Xisto), em Salvador. A atividade faz parte da segunda edição do Festival de Capoeira Ancestralidade e Resistência - 'Gingando pelo Mundo' que acontece entre os dias 3 e 5 de maio.
A ideia central do encontro é fortalecer a participação da mulher destacando seu potencial, luta, história, ancestralidade e saberes. Mestra Tartaruga, uma das organizadoras do encontro ressalta a importância da luta para o protagonismo feminino na liderança das Rodas de Capoeira.
Leia também:
“O papel da mulher na Capoeira é o de referência, de fazer a sua atividade que escolheu e abraçou com plenitude, podendo acessar todos os caminhos que a Capoeira abraça, sendo uma contramestra, uma mestra, sendo tocadora, sendo cantadora, sendo aluna mesmo. Treinando, podendo treinar, podendo entrar na roda quando ela quiser. Então é um papel de autonomia mesmo, protagonizar, coisa que já faz há muito tempo, só que nunca houve visibilidade,” diz ela.
Programação do Encontro sobre protagonismo feminino na Capoeira
13h: Apresentação do grupo “Ela é Mulher Capoeira”
13h15: Abertura
13h35: Intervenção Artística - Poesia - Borboleta
13h40: Roda de Conversa | Tema: As Mulheres na Capoeira e seus Processos de Construção - diálogo entre o passado, presente e o futuro. Convidadas:
- Mestra Janja (São Paulo/SP);
- Mestra Malu (João Pessoa/PB);
- Mestra Carol (Salvador/BA).
15h10: Intervenção Artística com a Professora Odara.
15h20: Intervalo.
15h40: Intervenção Artística com Experimenta DiAlabama.
15h50: Oficina de Musicalidade com Contramestra Eleguá (Rio de Janeiro/RJ).
16h50: Oficina de Movimento com Ritinha Angoleira (Salvador/BA) e Roda de Encerramento.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!