Camacã, cidade do sul da Bahia, vai receber grandes nomes da música em uma festa gratuita, de sexta-feira (30) até domingo (1º). Calcinha Preta, Igor Kannário, Heitor Costa, Tayrone e Trio da Huanna são algumas das atrações do" VIII Festival do Cacau e Chocolate de Camacã", tradicional festa do município.
Em 2024, o município comemora seu 63º aniversário com a realização do VIII Festival do Cacau e Chocolate de Camacã. O evento oferece uma vasta programação que envolve diversos setores da sociedade, para promover a valorização da cultura, da arte e da agricultura, e, consequentemente, fortalecer a economia local.
Leia mais:
Além disso, a festa destaca a participação dos produtores, artesãos, agricultores locais, prestadores de serviços, agentes culturais locais e regionais, que colocam o “fruto de ouro” da cidade – o cacau –, em evidência.
A celebração começou na terça-feira (27), com um concurso de redação, desenho e fotografia, com o tema “A Camacã que eu quero”, atividade que contemplou a rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (28), acontece a Missa em Ação de Graça pelos 63 anos da cidade.
Na quinta-feira (29), haverá lançamento de um livro didático que conta a história de Camacã, intitulado “Camacã diálogos com a história”’, do autor Renato Zumaeta. Também na quinta, vai acontecer a Poli Folia, um bloco festivo do Colégio Estadual Polivalente de Camacã.
Na sexta-feira (30), acontece a abertura do festival, com apresentações de bandas locais no Palco Alternativo e o início dos shows principais gratuitos no Palco Principal. Ainda na sexta, vai ter a Quebra do Cacau e o Arrastão da Blog.
No sábado (31), acontecerá o desfile dos blocos As Muquiranas e Linguarudos, além de arrastão com Igor Kannário na avenida, shows no Palco Alternativo e Palco Principal.
Por fim, no domingo (1º), acontece o desfile dos blocos Juntando os Troços e Impuca, e os últimos shows no Palco Alternativo e Palco Principal.
Durante todos os dias, ocorrem exposições de artesanato e produtos da agricultura familiar.
A festa Camacã e o Cacau teve início em 1979, e surgiu com o intuito de comemorar o aniversário de emancipação política da cidade, que aconteceu em 30 de agosto de 1961.
Shows gratuitos em Camacã: confira a programação completa
• Sexta-feira (30)
- Desfile de blocos – 17h;
- Aryane Pires – 21h;
- Kaio Oliveira – 22h;
- Adão Negro – 23h;
- Tayrone 00h30;
- Pagodart – 2h;
- Heitor Costa – 3h30;
- Disouza – 5h.
• Sábado (31)
- Desfile de blocos – 14h;
- Arrastão do Kannário – 19h;
- Banda BBB – 21h;
- Trio da Huanna – 22h;
- Pipoco do Trovão – 23h;
- É o Tchan – 00h30;
- Saiddy Bamba – 2h;
- Emily – 3h;
- 99 no Beat – 5h.
• Domingo (1º)
- Desfile de blocos – 14h;
- Isaque O Gari – 21h;
- Enzo Costa – 22h;
- Calcinha Preta – 23h;
- Gero Lima – 1h;
- Ciel Rodrigues – 2h;
- Neto Lx – 3h30.
O festival tem realização da Prefeitura Municipal de Camacã, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.