Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > aniversário de salvador - 474 anos
Whatsapp Whatsapp
Encantos

Na moda: conheça bairros que atraem turistas e locais em Salvador

Existem os clássicos, como Pelourinho, Barra e Bonfim, e têm aqueles que vão ganhando destaque dependendo da época ou estação

Redação iBahia • 21/03/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Na moda: conheça bairros que atraem turistas e locais em Salvador
Amanda Oliveira / Divulgação

Toda cidade tem aqueles lugares “tem que ir”. Ou seja, pontos turísticos, regiões ou bairros que os turistas precisam conhecer. Em Salvador, a lista é grande. Existem os clássicos, como Pelourinho, Barra e Bonfim, e têm aqueles que vão ganhando destaque dependendo da época ou estação. É o caso do Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Gamboa.

Os três bairros ganharam fama nos últimos anos e agora entram no roteiro de muitos visitantes. Na moda, as praias, restaurantes e casarões das regiões conquistaram um destaque a mais.

Leia mais:

Para aumentar as opções de lazer na cidade, abaixo você vai conhecer um pouco da história de cada uma das regiões, o que fazer por lá e entender por que esses bairros ganharam tanto destaque recentemente.

Saúde


				
					Na moda: conheça bairros que atraem turistas e locais em Salvador
Amanda Oliveira / Divulgação

Vizinho ao Pelourinho, o bairro da Saúde tem esse nome em homenagem a Nossa Senhora. Apesar de ser central e próximo a regiões turísticas, o local foi ganhando mais fama nos últimos anos, com o surgimento de novos bairros e restaurantes. Mas não só de comida boa que vive a Saúde.

Os sobrados históricos compõem o cenário do bairro, que integra o sítio da Saúde, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e considerado zona de preservação rigorosa.

Para sentir a energia do local, o ideal é caminhar - começando pela pela Igreja de Nossa Senhora da Glória e Saúde, que é uma das mais antigas da Bahia. De lá, você pode degustar de um prato autêntico de boteco com uma cerveja estupidamente gelada.

Muito dos casarões servem como "abrigo" para botecos que ficam entorno do Largo da Saúde. Nos botecos mais clássicos, você pode se deliciar com os sabores regionais da Bahia: caruru, vatapá, feijoada, maniçoba além da clássica rabada com pirão. Tem também os botecos com som ao vivo e que servem petiscos pra acompanhar com drinks ou cerveja. Você pode aproveitar sabores como bolinhos de carne de fumeiro, arrumadinho e escondidinho de carne do sol.

No Largo do Godinho, o Bar do Léo ganhou destaque com uma iguaria: o chopp de vinho. É possível experimentar a bebida nas versões tinto e branco. Para deixar o bar ainda mais interessante, o proprietário foi integrante do Braga Boys, que fez sucesso com a música "Bomba".

No mesmo largo, o Churrasco do Mimi é adorado pelas combinações diferentes - como queijo coalho com bacon e geleia e picanha suína com queijo coalho. O local funciona fica na Saúde de quarta à domingo, a partir das 17h30.

Por fim, o restaurante mais famoso da região é o Di Janela, que tem pratos saborosos com temperos regionais com um toque mais sofisticado. No local, tem um mural do artista plástico Bel Borba.

No Di Janela, você sente exatamente essa aura de interior. A maioria das mesas é espalhada pela rua e a resenha corre solta. Nos finais de semana, uma roda de samba anima o local.

Santo Antônio Além do Carmo


				
					Na moda: conheça bairros que atraem turistas e locais em Salvador
Amanda Oliveira / Divulgação

Com uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, belas residências e restaurantes charmosos, o bairro Santo Antônio Além do Carmo se tornou um dos locais mais frequentados do Centro de Salvador.

Apesar da popularização nos últimos anos, o Carmo tem muita história e pontos que se tornaram tradicionais, como o Cruz do Pascoal, localizado na Rua Direita do Carmo. O bar funciona desde 1952 e foi frequentado por nomes como Gilberto Gil e chegou a ser set de filmagem do filme “O Pagador de Promessas” de Anselmo Duarte (1962).

É na rua Direita do Carmo onde está concentrado o maior número de bares e restaurantes da região. Entre eles o novo Café e Cana e o Bar do Lula, com mesas ao ar livre em frente ao monumento Cruz do Pascoal que faz as noites do bairro ter ares de “festa de largo” durante o verão.

Um clássico do Carmo é assistir ao pôr do sol, graças à vista privilegiada da região.

Um dos locais mais procurados é o Cafélier, um bistrô-café-doceria localizado em uma charmosa casa com um pôr do sol belíssimo com vista para a Baía de Todos-os-Santos.

Todo decorado com objetos antigos, é ideal para saborear um café com guloseimas ou para um bate-papo regado a cervejinhas bem geladas e tira-gostos.

Mas não só de bons bares e restaurantes se faz o Carmo. É lá que fica a Igreja do Passo ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962.

A torre, com vista panorâmica para o Centro Histórico e onde ficam os sinos da edificação, é aberta ao público. De lá, é possível ver, entre muitas outras coisas, o Elevador Lacerda, o Largo Terreiro de Jesus, a Fundação Jorge Amado, a Igreja Nossa Senhora Rosários do Pretos, grande parte da Baixa dos Sapateiros, as Igrejas do Carmo, Boqueirão e Santo Antônio, além de uma visão ampla na Baía de Todos-os-Santos. O pôr do sol visto de lá é algo realmente abençoado.

Gamboa


				
					Na moda: conheça bairros que atraem turistas e locais em Salvador
Amanda Oliveira / Divulgação

Com uma das vistas mais bonitas da cidade, a Gamboa, que abriga comunidades do Solar do Unhão e da Gamboa de Cima e de Baixo, é abraçada pela Baía de Todos-os-Santos. O passei no local tem que começar pelo Solar do Unhão, que integra o Museu de Arte Moderna. Além da praia do MAM (praticamente dentro do Parque das esculturas do MAM), o entorno do local recebe no verão o projeto Jam no MAM, que promove shows de jazz no pôr do sol.

Nos últimos anos, restaurantes da região ganharam fama e passaram a atrair turistas. Na Gamboa, tem o Bar de Mônica, que além de uma comida deliciosa, tem um píer com vista infinita para a Baía de Todos os Santos.

Uma das atrações da Gamboa é a prainha, que proporciona uma vista única para o pôr o sol na Ilha de Itaparica. Outro diferencial é que no lugar a areia, tem pedrinhas. A praia encontra-se entre o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) e a encosta do Campo Grande.

A prainha da Gamboa de Baixo (ou do Solar do Unhão), como passou a ser chamada pela comunidade local, é parada obrigatória para quem visita Salvador. Para chegar na prainha, é necessário pegar um barquinho conduzidos pelos moradores do local.

A Gamboa virou queridinha de alguns famosos, como Ivete Sangalo e Anitta - que já gravou um clipe no local. Além disso, a Netflix também gravou por lá um episódio da série Street Food, mostrando as delícias da gastronomia do local.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ANIVERSÁRIO DE SALVADOR - 474 ANOS :

Ver mais em Aniversário de Salvador - 474 anos