A divisão geográfica de Salvador está na lista de tópicos mais buscados no Google quando se diz respeito à primeira capital do Brasil.
Entre as dúvidas que rondam a cabeça de soteropolitanos e curiosos sobre a capital baiana, questão que já se tornou até tema de música, estão: o porquê da cidade ser dividida desta forma, quais bairros compreendem a Cidade Alta e a Cidade Baixa e o ponto inicial de cada região.
Leia mais:
Para celebrar os 474 anos da cidade, o iBahia facilita a busca e traz a resposta: A divisão da cidade se dá por uma falha geológica de Salvador.
A capital baiana foi classificada desta forma devido ao afundamento de uma faixa de terra de 100 quilômetros na direção norte-sul que aconteceu há milhares de anos.
Para além da questão geográfica e geológica, o professor de história e humorista Matheus Buente, que fez sucesso nas redes sociais durante a pandemia com lives que contavam a história da capital, traz outro fator que colaborou para intensificar a divisão, que permanece até os dias de hoje.
De acordo com Buente, a existência de um porto na região que atualmente é conhecida como Comércio e de prédios administrativos na parte alta da capital baiana, fez com que a divisão fosse convencionada.
"Na época da fundação de Salvador, o porto já ficava na região do Comércio, ali era a alfandega, e Salvador, o centro da cidade, a parte administrativa, ficava lá em cima, na praça do Elevador Lacerda. Se convencionou a dizer que tinha duas cidades, a do porto, do Comércio, até por isso, o nome do bairro vai virar Comércio, e a cidade alta, a parte de cima, que é a parte administrativa", conta ao iBahia.
A demarcação ainda explica a existência de ladeiras, escadas e elevadores que ligam a cidade. "Sempre existiram elevadores, rampas, ladeiras foram abertas para poder fazer a comunicação entre as duas cidades. Salvador, a administrativa, ficava no alto, protegida, mas tinha toda uma vida comercial, na parte de baixo. Daí vem a divisão com os termos, Cidade Alta e Cidade Baixa", afirma Buente.
O Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, foi criado no dia 8 de dezembro, data de Nossa Senhora da Conceição, para ligar as "duas cidades". Desde então, o meio de transporte passou por uma série de reformas até chegar ao modelo atual, que aconteceu em 1930 e foi planejada pelos arquitetos Fleming Thiesen e Adalberto Szilard.
O transporte se tornou um meio turístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre as curiosidades envolvendo a divisão da cidade estava a existência de duas basílicas na capital baiana. Por anos, Salvador teve duas basílicas, a localizada próximo onde hoje se encontra o Monumento da Cruz Caída e a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.
Entre os bairros que estão localizados na Cidade Alta de Salvador estão: Pelourinho, Campo Grande, Corredor da Vitória, Farol da Barra, Rio Vermelho, Pituba e Itapuã.
Na Cidade Baixa estão os bairros de Paripe, Periperi, Plataforma, Lobato, Bomfim, Ribeira, Calçada e Comércio.
E já cantava a banda BaianaSystem em 'Duas Cidades': em que cidade que você se encaixa, Cidade Alta ou Cidade Baixa?