Terra de santos, encantos, axés e também de plano de fundo de grandes produções audiovisuais. Desde 1969, Salvador tem cedido sua beleza única para marcar presença em cenário de séries, filmes, novelas contemporâneas e também dos dias atuais.
Os cenários retratados na dramaturgia brasileira vão de Centro Histórico da capital até a um dos pontos turísticos mais cobiçados em todo o mundo: o Farol da Barra. Até mesmo a parte baixa da cidade, a famosa CBX, já serviu como set de gravação para um premiado longa. Confira a lista abaixo:
Leia mais:
Verão Vermelho (1969-1970)
A novela escrita por Dias Gomes foi a primeira do horário das 10, na Rede Globo. A história se passa na Bahia e se inicia no Iate Clube, com os personagens principais, Adriana (Dina Sfat) e Carlos (Jardel Filho), pais infelizes de Patrícia (Maria Cláudia), mas festejam os 15 anos da família e vivem de aparência. Indecisos quanto a separação, somente se definem quando Flávio (Paulo Goulart) aparece na trama e "balança" o casamento.
Arlete Salles conta que, na gravação de sua primeira cena na Bahia, realizada em um saveiro, ela caiu no mar e teve de ser resgatada por Jardel Filho. A atriz não sabia nadar. O folhetim trazia questões polêmicas como o preconceito racial e o divórcio (não legalizado na época). A novela tem como cenário a Baía de Todos Santos, na capital baiana.
O Canto da Sereia (2013)
A minissérie tem como tema principal o carnaval baiano, tendo-se retratado a história de uma cantora popular, Sereia (Ísis Valverde), que é assassinada misteriosamente em pleno carnaval, mobilizando assim uma investigação maior em torno do caso. O circuito de carnaval Osmar, no Campo Grande, foi bastante utilizado na trama.
Além de Ísis Valverde, a trama conta com atuações de Marcos Palmeira, João Miguel, Fabíula Nascimento, Marcos Caruso, Marcelo Médici, Fábio Lago, Zezé Motta, Margareth Menezes, Gabriel Braga Nunes e Camila Morgado.
Segundo Sol (2018)
Ambientada em Salvador, mais precisamente no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, a novela das 21h, Segundo Sol parou a capital baiana na época das gravações. A trama contou para o público a história de Beto Falcão, um cantor de axé que fez muito sucesso nos blocos carnavalesco da capital baiana, mas que logo após "estourar" experimenta o gosto do esquecimento.
A novela das nove contou as atuações de Giovanna Antonelli, Emilio Dantas, Deborah Secco, Adriana Esteves, Fabrício Boliveira, Fabiula Nascimento, Vladimir Brichta e Luisa Arraes nos papeis principais.
Paraíso Tropical (2007)
Pouca gente se lembra, mas a história de Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Wagner Moura) em Paraíso Tropical teve como locações pontos turísticos de Salvador como Mercado Modelo, Elevador Lacerda e também o Pelourinho.
A novela é focada nos conflitos empresariais do Grupo Cavalcanti, do poderoso Antenor Cavalvanti (Tony Ramos), Cavalcanti (Tony Ramos), que tem, entre seus principais negócios, o luxuoso Hotel Duvivier, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Capitães de Areia (2011)
Capitães de Areia é uma obra do escritor baiano Jorge Amado, publicada em 1937. O filme aborda a vida de meninos abandonados que viviam em um trapiche na década de 1930. Pedro Bala (Jean Amorim) é o líder destes meninos que praticavam assaltos na cidade de Salvador.
Santo (2022)
A Netflix usou Salvador como plano de fundo da série espanhola Santo. A trama é protagonizada pelo ator brasileiro Bruno Gagliasso. Na produção ele vive um policial federal brasileiro que investiga um narcotraficante.