Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Mudança

21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia será no circuito Ondina/Barra

Decisão foi tomada após solicitações da juventude LGBTQIAPN+

Redação iBahia • 12/09/2023 às 7:47 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia será no circuito Ondina/Barra
Foto: Uiler Costa

A Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia não acontecerá mais no Centro de Salvador. Segundo informações do Grupo Gay da Bahia (GGB), a 21ª edição do evento será no circuito Ondina/Barra para atender a pedidos da juventude LGBTQIAPN+. O anúncio foi feito no domingo (10), por Marcelo Cerqueira - presidente do GGB.

Durante o desfile dos trios ele avisou aa comunidade e enfatizou a importância do respeito à diversidade. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. Ele foi coroada madrinha frente à uma multidão, que foi às ruas.

Leia mais:

Além de Margareth, o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBT+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Márcia Teixeira; e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, também receberam a honraria instituída pelo Grupo Gay da Bahia (GGB).

Com concentração no Campo Grande, o evento de 2023 teve como tema “Por mais diversidade no mundo corporativo”.

“A pandemia de Covid-19 impactou a vida dos LGBT que perderam seus empregos, passaram muito sufoco, inclusive nas relações familiares”, afirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. Ainda conforme Cerqueira, reduzir os vieses inconscientes nas contratações deve ser prioridade nas empresas.


				
					21ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia será no circuito Ondina/Barra
Foto: Genilson Coutinho / Divulgação

A Parada se destaca por apresentar uma grade de atrações culturais, desde os ritmos clássicos dos DJ da cena local, artistas transformistas e bandas musicais no “Palco da Diversidade”. A banda feminina Frevância Elétrica foi a primeira a se apresentar, seguida por Aila Menezes, Chocolate Batidão, Nininha Problemática e Cortejo Afro.

A abertura do cortejo de trios foi marcada por discursos de representantes do GGB, autoridades e militantes da causa, que brindaram à coroação das madrinhas e padrinho da Parada, seguido do show da cantora Juliana Ribeiro. Ainda na avenida, onze trios elétricos arrastaram a multidão pelo circuito do Carnaval, levando muita música eletrônica e shows de artistas locais.

“Os direitos da comunidade LGBTQIA+ têm que ser garantidos como os direitos de todos os brasileiros. E essa retomada da parada gay aqui na Bahia, depois de três anos, é muito importante. E eu agradeço a homenagem, porque estamos aqui para fortalecer a democracia”, declarou a chefe da Cultura.

“Chega de mortes, chega de incompreensão, chega de discriminação, chega de preconceitos”, clamou a ministra antes de cantar para o público presente no ato.

A realização da VII Semana da Diversidade e da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, é do GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Cultura (Secult), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria da Segurança (SSP), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Secretaria de Comunicação (Secom), Prefeitura Municipal de Salvador, Dow Química, InterPride, Atacadão Atakarejo e Inklusão.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia