Após suspeita de contaminação em rio, Embasa suspende fornecimento de água na região de Guaratinga, na Bahia


Fotos: Prefeitura de Guaratinga

Após o alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo da cidade de Guaratinga sobre a suspeita de contaminação do Rio dos Frades, localizado no interior da Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que suspendeu o fornecimento de água na cidade de Itabela nesta quarta-feira (13). De acordo com a instituição, a medida foi tomada porque a água do rio é usada para o abastecimento do município.

Ainda em nota, a Embasa informou que “No dia 12, uma equipe de técnicos coletou amostras onde a água é captada para análise em laboratório. A Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados, até que o fornecimento de água tratada seja regularizado.”

A denúncia inicial foi feita pela Prefeitura de Guaratinga, município vizinho, na segunda-feira (11) e ela revela que aumentou o número a mortandade dos peixes no local após o descarte ilegal de produtos com agrotóxicos no rio. Amostras já foram coletadas para análise e os resultados devem ficar prontos em 30 dias.

O Rio dos Frades é um dos mais importantes do estado. A nascente fica em Guaratinga e a foz, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. O manancial se estende por mais de 100 quilômetros de extensão e banha a região conhecida como Costa do Descobrimento.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foram acionados e equipes dos órgãos também estarão em Guaratinga, para realizar novas vistorias e emitir pareceres técnicos.

Denúncia

Uma equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo esteve na região no domingo (10) apurando a denúncia, juntamente com a Secretaria de Agricultura, e encontrou embalagens de agrotóxicos às margens do rio. As suspeitas iniciais são de que o rio foi contaminado por essa substância, já que moradores ribeirinhos relataram o aumento da mortandade dos peixes e de outros animais após a utilização da água.

“Não é recomendável o consumo e utilização da água do Rio dos Frades, desde a localidade dos Floripes até a sede do município, em virtude da suspeita de derrame de agrotóxicos no leito e margens do rio até que saia o resultado da análise”, disse André Cramer, secretário da pasta.

Ainda segundo a secretaria, estão sendo tomadas as providências administrativas e judiciais cabíveis, caso o crime ambiental seja confirmado.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias