Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
No sul do estado

Bahia confirma segundo caso de gripe aviária; entenda doença

Dessa vez a ocorrência foi verificada em Prado, cidade localizada no Sul do Estado, na última terça-feira (13)

Redação iBahia • 15/06/2023 às 17:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia confirma segundo caso de gripe aviária; entenda doença
Foto: Reprodução / Canva

Segundo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi confirmado na Bahia nesta quinta-feira (15), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Dessa vez a ocorrência foi verificada em Prado, cidade localizada no Sul do Estado, na última terça-feira (13).

O primeiro diagnóstico foi feito na cidade de Caravelas, também no sul do Estado, a 50km de Prado, na quarta-feira (7). Em ambos os casos, a IAAP foi confirmada em aves silvestres da espécie Trinta-réisreal.

Leia mais:

Além isso, nos locais onde as aves foram encontradas não existem estabelecimentos avícolas próximos. Em nota, o MAPA reforçou que a produção comercial no país segue livre da doença. Logo, o status sanitário do Brasil e da Bahia continuam como "Livre de IAAP", perante a Organização Mundial de Saúde Animal.

O órgão salienta que a Influenza Aviária não é transmitida através da ingestão de carne de frango e ovos. Em outras palavras, a população pode consumir esse produtos normalmente.

Ainda segundo o órgão, o abastecimentos deste produtos no Brasil continua sem quaisquer problemas. As entidades de saúde reforçam ainda que as medidas que as pessoas não devem tocar em aves silvestres residentes ou migratórias, com sintomas respiratórios ou nervosos, mortas ou doentes.

Nessas situações, a população deve entrar em contato com o INEMA através do Disque Fauna (71) 99661-3998. Se o mesmo quadro for observado em aves domésticas, o contato deve ser feito no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) mais próximo da ocorrência ou pelo número PESA (71) 99627-9797.

Os órgãos reforçam o pedido feito a produtores da avicultura comercial e pequenos produtores da Bahia para a manutenção da biosseguridade dos plantéis, atendendo às diretrizes estabelecidas pelos governos e as agroindústrias.

Entenda a doença

O médico infectologista e professor da Escola Baiana de Medicina, Robson Reis, explica que "gripe aviária é a situação clínica onde animais na grande maioria das vezes, aves, elas são infectadas por algumas cepas do vírus influenza A sendo H5N1, H7N9 ou H3N8. Então, quando os animais eles são infectados por essa cepas do vírus influenza, nós consideramos, nós denominamos como gripe aviária. Na grande maioria das vezes, eles são detectados em aves. Mas, podem também contaminar outros animais, outros mamíferos, dentre eles os humanos".

Existem uma série de mitos em volta da doença, entre ele, o de que consumir carne de frango e ovo podem levar á contaminação. O doutor Robson detalha que a transmissão da doença só se de duas maneiras: uma é através do contato direto com a secreção respiratória liberada por aves infectadas ou indiretamente, por meio de contato com uma pessoa que manuseou algum objeto ou superfície com tais secreções.

"Lembrar que ingerir carnes, devidamente preparadas - cozidas ou assadas; ou ovos dessas aves - sendo também bem cozidos - não vai trazer a doença. Para isso, é importante que eles passem por esse fenômeno de cozimento, né? Ou de preparação desses alimentos. Então dessa forma, não há contaminação ao ingerir esses alimentos devidamente preparados, isso é importante ressaltar", detalha Robson Reis.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia