icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Bahia registra maior crescimento da indústria do Nordeste

Com avanço de 2,5% em abril, Bahia só ficou atrás de Minas Gerais

foto autor

09/06/2013 às 16:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Mais uma vez a Bahia foi destaque na produção industrial do Brasil, registrando um crescimento de 2,5% em abril deste ano, na comparação com março, mês imediatamente anterior. A taxa da produção industrial baiana foi a melhor do Norte-Nordeste e a segunda entre os 14 locais pesquisados no país.
A Bahia só ficou atrás de Minas Gerais que registrou um avanço de 2,8% em sua produção industrial. Na terceira posição ficou Pernambuco com 2,3% de crescimento. Este é o segundo resultado positivo seguido nas três regiões, que acumularam altas de 6,9%, 3,3% e 5,2% no período, respectivamente.
A região Nordeste registrou 1,2% de avanço. No acumulado do ano, a indústria baiana registrou expansão de 4,9%, e, no acumulado dos últimos 12 meses, houve acréscimo de 4,1%. Considerando todas as regiões, a produção teve alta de 1,8%.
Na comparação com igual mês do ano anterior (abril 2013 / abril 2012), a produção industrial na Bahia apresentou crescimento de 13,5%, melhor resultado entre os 14 locais pesquisados. O que motivou o resultado foi, principalmente, o comportamento positivo dos setores de refino de petróleo e produção de álcool, produtos químicos (resinas termoplásticas) e celulose, papel e produtos de papel. A indústria nacional avançou 8,4%, nessa base de comparação, uma vez que 12 dos 14 locais pesquisados apresentaram resultado positivo.Para o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, os números são mais um sinal da continuidade do crescimento, que aliado à manutenção do nível de renda e a expansão do comércio, serviços e construção civil, criará o ambiente adequado para a economia baiana.
Para Gabrielli, são três os elementos cruciais para esse resultado: "O primeiro refere-se a um crescimento generalizado do setor industrial, pois oito dos nove segmentos tiveram resultado positivo. Em segundo, a intensidade do crescimento é a maior do Brasil e, por fim, os setores que mais cresceram são os tradicionais - refino, celulose e petroquímica -, o que significa que haverá rebatimento em outros aspectos da economia, como a aceleração das exportações e intensificação do comércio inter-regional e da relação entre indústria e comércio".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia