Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Situação difícil

Baleia encalha na Bahia e parece chorar em vídeo; entenda

Animal foi visto em praia de São Francisco do Conde neste domingo (16) e chamou atenção de morador. Biólogo explica 'lágrimas'

Alan Oliveira • 16/07/2023 às 17:02 • Atualizada em 17/07/2023 às 10:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Baleia encalha na Bahia e parece chorar em vídeo; entenda
Foto: Reprodução / Redes sociais

Uma baleia jubarte encalhou na praia de Caípe, na cidade de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, na manhã deste domingo (16). Debilitado e com muitos ferimentos, o animal chamou a atenção de moradores da região.

Em um vídeo feito por uma pessoa que esteve no local, dá para ver o mamífero na areia e um líquido sai dos olhos dele. Preocupado, o morador chegou a acreditar que a baleia estava chorando. "Dá até para ver as lágrimas da bicha caindo", diz o homem nas imagens. Assista abaixo

Leia mais:

No entanto, após análise das imagens, um biólogo explica que não foi isso que aconteceu. Em entrevista ao iBahia, Victor Bandeira, que também é coordenador do Projeto Baleias Soteropolitanas, contou que, na verdade, o líquido é um óleo produzido por glândulas nos olhos das baleias para lubrificação.

Vídeo: Reprodução / Redes Sociais

"A gente tem essa glândula lacrimal no canto do olho e tem o ducto nasolacrimal. Os cetáceos [nome científico usado para classificar os mamíferos marinhos], quando começam a desenvolver na fase embrionária, eles têm esse ducto. Depois, nos adultos, eles se tornam não funcionais. Então, ele não produz lágrima. Mas ele tem uma glândula na pálpebra que produz um óleo, que é para lubrificar o olho contra ressecamento", disse o biólogo.

Segundo o especialista, o vento e outros fatores aos quais a baleia foi exposta podem ter contribuído para que ela produzisse o óleo. "Como ela está na terra, aí tem vento e tudo mais, isso acaba ressecando os olhos. Então, produz esse óleo para proteger o globo ocular mesmo".

O animal ficou encalhado na praia até o início da tarde, quando a maré subiu e o levou. Não há informações ainda de qual o tamanho exato e nem o sexo da baleia. Porém, conforme informações de moradores, essa seria pelo menos a terceira vez que esse mamífero encalha na região.

No sábado (15), a baleia teria ficado presa em um outro ponto da praia, nas proximidades da Refinaria Mataripe (antiga Landupho Alves). O animal foi devolvido ao mar com a ajuda de voluntários e de um rebocador.

Antes desses dois casos, houve um outro encalhe em Ilha de Maré, bairro de Salvador, também na Baía de Todos-os-Santos, . Nessa ocasião, a baleia conseguiu voltar para o mar. Eles não têm certeza se é a mesma, mas acreditam que sim.

Resgate frustrado

De acordo com o veterinário Gustavo Rodamilans, que é coordenador do Projeto Baleia Jubarte, a baleia é a mesma que está encalhando na Baía de Todos-os-Santos desde o último sábado (8).

O animal está sendo monitorado e já ocorreu uma tentativa de resgate, que foi frustrada. "A gente tentou rebocar esse animal três vezes. Estava com todo o equipamento apropriado, uma equipe bem capacitada, só que esse animal se desvencilhava da fita e não deixava ser rebocado", disse.

Segundo o veterinário, pela avaliação feita durante as ações, foi possível identificar ferimentos graves na baleia e há a possibilidade dela ser sacrificada.

"Nós observamos também que a nadadeira dela está com uma luxação ou uma fratura, mas só daria para ter certeza com um raio-x, mas não tem como tratar uma luxação ou uma fratura em uma baleia, e isso inviabiliza a vida do animal", disse.

A equipe do projeto deve ir à Madre de Deus na segunda-feira para avaliar a situação. "A gente está indo lá amanhã, para reavaliar o animal, cogitando uma possível eutanásia".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia