A conta de energia elétrica dos baianos ficará mais cara no mês de de setembro. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel ), com o acionamento da bandeira tarifária vermelha, patamar 2.
O aumento acontece pela primeira vez em pouco mais de três anos. Na prática, os consumidores terão acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão anunciada pela Aneel implica uma cobrança adicional na tarifa de energia elétrica para o mês e isso resulta no aumenta dos custos de famílias e empresas. O aumento já entrou em vigor desde o domingo (1).
Leia mais:
Bandeira vermelha patamar 2 não era acionada desde agosto de 2021
A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média).
Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas.
Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais.