Um cacique, identificado como Joel Brás, foi preso nesta terça-feira (9) após o cumprimento de duas operações policiais por crimes cometidos entre produtores rurais e indígenas nas cidades de Itamaraju e Prado, localizadas no extremo sul da Bahia.

O saldo das operações, que cumpriram dois mandados de prisão e três de busca e apreensão, contemplaram também a apreensão de 13 armas. Cinco pessoas ainda são procuradas.
Leia também:
A primeira operação, segundo informações do g1 Bahia, foi denominada "Sombras da Mata" e foi feita a partir do ataque a três produtores rurais, ocorrido na cidade de Itamaraju durante o mês de outubro. Dois deles morreram e um ficou gravemente ferido.
Três pessoas foram presas em flagrante na ocasião, e postos em liberdade em sequência. Ao longo das investigações, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) identificou os supostos mandantes da invasão que ocasionou o ataque e as pessoas que atiraram nas vítimas. Nesta operação, o cacique foi preso. Ao todo, foram seis mandados de prisão e um de busca e apreensão.
Já a operação "Tekó Porã" foi iniciada para investigar o ataque a tiros contra um grupo de indígenas da Aldeia Kai, também em outubro. O crime aconteceu no distrito de Cumuruxatiba, na cidade de Prado, com o objetivo de expulsar indígenas do local. Dois deles foram feridos por disparos de armas de fogo.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

