Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Casa do artista plástico Frans Krajcberg é demolida em Nova Viçosa; governo da Bahia repudia

Frans Krajcberg era radicado em Nova Viçosa e deixou seus bens e espólio para a Bahia, em testamento

Redação iBahia • 11/08/2022 às 11:20 • Atualizada em 27/08/2022 às 20:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Casa do artista plástico Frans Krajcberg é demolida em Nova Viçosa; governo da Bahia repudia
Foto: Divulgação / GOV BA

A casa do artista plástico Frans Krajcberg foi demolida pela prefeitura de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, na quarta-feira (10). A ação foi repudiada pelo governo da Bahia, que classificou a destruição como criminosa.

O artista era radicado na cidade e deixou seus bens e espólio para a Bahia, em testamento. Na casa, estava guardado parte do acervo do artista, que estava sob salvaguarda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), para preservação do legado de Krajcberg. Em testento, Krajcberg deixou o acervo de obras de arte para ser administrado pelo Estado.

Leia mais:

Em nota, o governo afirmou que, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), solicitou reforço policial na terça-feira (9), diante da tentativa de ocupação do imóvel promovida pela prefeitura de Nova Viçosa. Uma queixa foi registrada na delegacia, contra a tentativa de derrubada, que foi feita no dia seguinte.


				
					Casa do artista plástico Frans Krajcberg é demolida em Nova Viçosa; governo da Bahia repudia

"Apesar de ter sido coibida a investida inicial, ocorrida ontem (9/08), inclusive com o registro de queixa na delegacia da cidade, a empresa contratada pelo município retornou, nesta quarta-feira (10) pela manhã, e demoliu o imóvel", explicou o governo.

"Em recente decisão proferida pelo juiz substituto da Comarca de Nova Viçosa, Renan Souza Moreira, o Poder Judiciário reafirmou que todos os bens deixados por Frans Krajcberg, incluindo seu acervo de obras de arte, devem ser administrados pelo Estado da Bahia, de acordo com sua conveniência e oportunidade. Dessa forma, o ato ilegal da prefeitura de Nova Viçosa atenta não apenas contra decisão judicial expressa, como também viola a memória do grande artista. Diante de tal situação, a PGE adotará as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis", completa a nota.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia