icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Católicos celebram a fé e o amor durante a 4ª Caminhada do Perdão

O trabalho da igreja e da caminhada é de base voltado para as paróquias e para as comunidades

foto autor

21/02/2016 às 18:01 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Acorda Cidade
Cerca de 30 mil pessoas percorrerem as ruas de Feira de Santana neste domingo (20), com o objetivo de celebrar a fé e o amor divino durante a 4ª Caminhada do Perdão.Com saída às 7h da igreja dos Capuchinhos, a caminhada teve como trajeto as principais ruas da cidade, até chegar à Igreja da Matriz com a finalização e celebração da santa missa.Esta edição da caminhada do perdão contou pela primeira vez com a participação do arcebispo Dom Zanoni, que destacou a importância do evento para a paz e a harmonia do universo.
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
“Um momento bonito, animado, com participação significativa das pessoas. Celebramos os 40 dias de reflexão, deste ano santo da misericórdia. A caminhada do perdão e um ponto alto desse ano santo proposto pelo Papa Francisco”, disse.Para Dom Zanoni, perdoar é essencial para fazer o projeto de Deus. O perdão traz a harmonia para o mundo e a ordem que foi quebrada pelo pecado, egoísmo e inveja. “Não há outro caminho, senão aquele proposto em Jesus. Onde todas as coisas serão reconciliadas. O perdão, a reconciliação é a missão da igreja, a missão de cada um de nós”, salientou.O arcebispo falou da alegria em ver tantos católicos celebrando a fé e ao amor ao próximo. Pessoas de arquidiocese de Feira de Santana e região estiveram presentes na caminhada, que esse ano teve um trajeto diferente e ao invés da celebração final da santa missa acontecer na Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro Jardim Cruzeiro, foi realizada na Igreja da Matriz, onde está a porta da misericórdia.
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade
“É uma experiência bastante forte e cada um é chamado a refletir, a acolher com o coração aberto a palavra de Deus. Já iniciamos a quaresma, o primeiro dia com a celebração penitencial, a celebração das cinzas, da conversão e crença no evangelho. Nos propomos crescer no conhecimento de Jesus. Eu creio que tem sido bastante intensa, a participação muito ativa e consciente de todo esse povo de Feira de Santana, de toda a nossa arquidiocese e região”, afirmou Dom Zanoni.Frei Mário Sergio explicou que a mudança do percurso da 4ª Caminhada do Perdão esse ano foi para facilitar a logística do trio elétrico que animou a festa católica com os cânticos e mensagens religiosas. “Mudamos por questões que inviabilizavam a subida do trio elétrico. Optamos por vir a Matriz porque nesse ano muito específico é considerada a porta da misericórdia, consagrada pelo bispo e pelo Papa Francisco. Unimos a peregrinação até o santuário onde está a porta da misericórdia e um percurso que viabilizasse a chegada de pessoas, cadeirantes e portadoras de deficiência”, contou.O frei comentou sobre a alegria do grande público e disse que espera que no próximo ano da caminhada cada pessoa que esteve esse ano possa levar mais uma e assim somar 60 mil pessoas. Ele destacou que todo o trabalho da igreja e da caminhada é um trabalho de base voltado para as paróquias, para as comunidades e, sobretudo, um trabalho para que os católicos manifestem publicamente a fé.Maria Leci, que já participou do evento em outros anos, esteve novamente presente na 4ª Caminhada do Perdão. Segundo ela, a caminhada é um momento de reflexão e importância para cada um buscar o que tem de melhor e tentar fazer a sua parte para construir um mundo mais humano, mais justo e solidário. “Eu nunca deixo de vir. Significa muita paz em mim e muita tranquilidade. Eu já perdoei e fui perdoada, queria dizer que todo mundo pudesse perdoar e ser perdoado”, relatou emocionada.Com informações e fotos do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia