Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
'Brasil Quilombola'

Censo 2022: Bahia tem maior número de quilombolas no país

Cinco das 10 cidades de maiores populações quilombolas ficam no estado

Redação iBahia • 27/07/2023 às 11:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Censo 2022: Bahia tem maior número de quilombolas no país
Foto: TV Globo/Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (27), dados da pesquisa 'Brasil Quilombola', que integra o Censo Demográfico de 2022. Os números apontam que a Bahia tem a maior população quilombola do país. Além disso, o estado tem 5 das 10 cidades do país com maiores populações quilombola.

Na prática, essa é a primeira vez na história do Censo Demográfico que a população quilombola pode se autoidentificar. A Bahia tem, atualmente, uma população estimada de 397.059 quilombolas. O que representa 2,8% da população total do estado que é de 14.136.417 pessoas.

Leia mais:

Ainda de acordo com o Censo, da população quilombola que mora na Bahia, apenas pouco mais de 5%, ou 20.753 vivem em territórios quilombolas demarcados. A grande maioria, 376.306, ou quase 95% vivem fora dos territórios. As cinco cidades baianas que estão entre as 10 maiores do país em população quilombola são:

  • Senhor do Bonfim (1ª): 15.999
  • Salvador (2º): 15.897
  • Campo Formoso (8º): 12.735
  • Feira de Santana (9º): 12.190
  • Vitória da Conquista (10º): 12.057

Ainda de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira, 75% das cidades da Bahia registraram presença de população quilombola. Salvador é a capital com mais quilombolas do país. Sobre o tema, o Conselho Estadual das Comunidades Quilombolas da Bahia informou que o estado tem 937 comunidades certificadas pelo Governado Federal, além de outras ainda não certificadas. O número total estaria em torno de 1.500 comunidades.

Exemplo disso, é o Quilombos Rio dos Macacos, que fica em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, e que somente em 2020, após mais de 40 anos em disputa territorial, conseguiu a titulação das terras. Há ainda o Quilombo Laje dos Negros, considerados um dos maiores do estado, localizado no município de Campo Formoso, no sertão baiano.

A região ainda abriga lugares de grande importância do período pré-histórico, como a Caverna da Barriguda, onde já foram encontrados diversos fósseis de animais que viveram naquela época. É na mesma região que fica a cidade Senhor do Bonfim, que tem a maior população quilombola do país com quase 16 mil autodeclarados.


				
					Censo 2022: Bahia tem maior número de quilombolas no país
Foto: Reprodução/ TV Bahia

O que dizem as lideranças

As lideranças quilombolas celebraram a parceria com o IBGE, que permitiu um mapeamento da situação dos povos das comunidades. "O quesito quilombola estar no Censo 2022 é uma vitória para o nosso povo porque muitas vezes tentamos e lutamos buscar os nossos direitos e ouvíamos que não existiam dados que fundamentassem aquilo, mesmo diante das nossas necessidade", contou o quilombola Valmir dos Santos, do Conselho Estadual das Comunidades Quilombolas da Bahia e morador da comunidade de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim, em entrevista ao g1 bahia.

"Nossos quilombos precisam ser respeitado. Nós temos uma grande parcela da população do Brasil é quilombola. O Brasil também é quilombola. Nenhum direito a menos" cobrou o líder, que também integra a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos.


				
					Censo 2022: Bahia tem maior número de quilombolas no país
Foto: Eric Luis Carvalho/g1

Quilombolas nas cidades?

Apesar de o IBGE ter identificado quilombolas em cerca de 1,7 mil cidades do país, a maioria delas tem pouquíssimas pessoas com essa autodeclaração. Pouco mais da metade destas cidades, por exemplo, tem menos de 200 quilombolas (888 cidades).

Além disso, os quilombolas representam menos de 0,9% da população local em metade das cidades. Por outro lado, há uma grande concentração de quilombolas em poucos municípios do país.

Na prática, isso quer dizer que 110 cidades concentram 50% da população quilombola do Brasil. A maioria dessas cidades está na Bahia (40), no Maranhão (32) e no Pará (14). Censo de 2022 mostrou que:

  • O Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se identificam como quilombolas. Isso corresponde a 0,65% da população total do país.
  • O Nordeste concentra quase 70% dos quilombolas, com grande destaque para os estados da Bahia e do Maranhão. Juntos, eles têm 50% dos quilombolas do país.
  • Mesmo com essa concentração, há quilombolas em todas as regiões do país e em quase todos os estados -- com exceção de Roraima e Acre.
  • Das 5.568 cidades do país, 1.696 têm moradores quilombolas (30,5%).
  • Dessas quase 1,7 mil cidades, apenas 326 têm territórios quilombolas delimitados.

				
					Censo 2022: Bahia tem maior número de quilombolas no país
Foto: Incra/Divulgação
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia