Cerca de mil indígenas da aldeia Novos Guerreiros, localizada entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, ficaram desalojados após o temporal que atinge o extremo sul da Bahia desde sexta-feira (21).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 450 milímetros em quatro dias em Santa Cruz Cabrália. Nesta terça-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) informou que atua no atendimento a população em áreas isoladas na região de Santa Cruz Cabrália. Cestas básicas, água potável e colchões foram distribuídos pelas guarnições.
Leia também:
Ainda na segunda-feira, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou o número afetados pelas chuvas no estado. Segundo o órgão, 5.096 pessoas ficaram desalojadas e 16 desabrigadas nos 24 municípios atingidos pelos temporais. [Veja lista de cidades afetadas]
Por causa da gravidade da situação, o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, viajaram para Itabuna, no sul da Bahia. Acompanhados do governador Jerônimo Rodrigues, eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.
Doações
O Corpo de Bombeiros da Bahia informou ainda que todos os quartéis estão abertos para recebimento de donativos. São aceitos alimentos não perecíveis e água. A Prefeitura de Porto Seguro informou que os interessados podem doar através dos batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e na sede da Secretaria de Assistência Social da cidade.
A Prefeitura de Santa Cruz Cabrália abriu dois pontos de coleta, no bairro Campinho e em Coroa Vermelha. Tentamos ainda contato com as Prefeitura de Ilhéus, mas eles não atenderam às nossas ligações.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!