icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Chapada: três novos focos de incêndio são registrados

Foco da localidade da Serra do Sobradinho, no município de Palmeiras, deve ter sido provocado por causas naturais

foto autor

25/11/2015 às 19:39 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Três novos focos de incêndios florestais foram identificados nesta quarta-feira (25) na Chapada Diamantina. O mais preocupante dos novos focos é o da localidade da Serra do Sobradinho, no município de Palmeiras. De acordo com o chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina, César Gonçalves, a causa do incêndio foi um raio que caiu pouco antes da chuva que atingiu a região na noite desta terça-feira (24). Gonçalves informou que esta é a primeira vez no ano que um incêndio na área é provocado por causas naturais e não por ação humana.
Segundo a Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), o novo foco surgiu na noite de terça-feira (24). De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eugenio Spengler, o fogo está sendo combatido na região e segue controlado, apesar de não estar exterminado. Entretanto, a associação de condutores do Capão afirma que a situação ainda está crítica no local e que as chamas estão descendo a serra.

foto5

(Foto: Dimitri Argolo Cerqueira)

Os outros dois novos focos de incêndio foram no município de Mucugê e em Lençóis. Em Mucugê, o novo foco aconteceu nas proximidades da Cachoeira do Cardoso, que fica próximo a área intangível do Parque Nacional. Segundo a secretária de Turismo de Mucugê, Alini Machado, o fogo começou por volta das 10h30 e foi combatido por cerca de dez brigadistas do Prevfogo. Por volta das 13h, ele já estava controlado.
Em Lençóis, o incêndio acontece na região da trilha da Mixila, dentro do Parque Nacional - onde turistas costumam fazer pernoite, segundo informou a ACV-VC. Não há maiores informações sobre as proporções do fogo ou se o foco já está controlado.
Nesta quarta-feira, o fogo nas localidades de Morro Branco, no município de Palmeiras, e de Barro Branco, no município de Lençóis, ambos no Vale do Capão, seguem controlados. De acordo com Gonçalves, as chamas estão em fendas profundas e em locais de difícil acesso. A chuva que atingiu a região na noite de terça-feira não foi suficiente para exterminar esses dois focos de incêndio. "Foi uma chuva fraca e não deu para fazer o rescaldo", esclareceu um brigadista da ACV-VC.
Estimativa ainda é de 30 mil hectaresO secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugenio Spengler, manteve nesta quarta-feira a estimativa de 30 mil hectares atingidos pelos incêndios na região da Chapada Diamantina. "O fogo dos novos focos não se espalharam, ficaram contidos, então podemos manter essa estimativa", esclarece.

(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Ainda segundo o secretário, o avião Hércules, da Força Aérea Brasileira (FAB), foi retirado do combate para passar por manutenção e não deve retornar. Assim, o combate às chamas segue sendo feito sete aviões (quatro contratados pelo Governo da Bahia, um cedido pela Força Aérea Brasileira e dois provenientes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio) e mais três helicópteros (dois do Governo do Estado e um do Ibama).
Combatem o fogo ainda 44 bombeiros militares do Distrito Federal e uma média de 40 a 50 militares do Corpo de Bombeiros da Bahia e mais 50 brigadistas voluntários.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia