icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Chegada do verão aumenta as opções de negócios. Confira

Esta estação pode ser uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro ou começar um pequeno negócio

foto autor

20/12/2011 às 19:13 • Atualizada em 05/09/2022 às 18:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Nesta quinta-feira (22), começa oficialmente o verão. É tempo de ir à praia, de se bronzear, de tomar banho de piscina e de se divertir com as inúmeras festas em Salvador. Mas o verão também pode ser uma ótima oportunidade de ganhar um dinheirinho extra ou começar um pequeno negócio, ainda mais depois de tantos gastos de final de ano. Com a chegada do verão, aumenta a procura por alguns setores do mercado. E para saber onde apostar nesta estação, o iBahia conversou com a coordenadora da unidade de Acesso ao Mercado do Sebrae/BA, Suely de Paula, que mostrou algumas oportunidades de negócios para o verão. Quem quiser ganhar um dinheirinho extra, aproveitando o “boom” do verão, Suely aconselha oferecer, em lugares de veraneio e nas praias, produtos para os turistas que vêm a Salvador nesta época, como alimentos, bebidas, peças de vestuário (a exemplo de biquínis) e artesanatos. “Tudo que for perto do turista do verão é viável. Mas é importante que tudo seja legalizado, sobretudo quem for vender alimentos e bebidas, e que a pessoa se cadastre na prefeitura, mesmo que seja como ambulante temporário”, ressalta.
A moda praia é uma boa aposta para o verão
Moda praia e fériasNormalmente, o verão é um ótimo momento para a comercialização de artigos de vestuário ligados à moda praia e para uso em férias. A exemplo da venda de bolsas, biquínis, bijuterias, chinelos e cangas. Esta é a aposta da administradora Lilian Santana Schuller, que há dois anos vende biquínis. “A procura aumenta a partir do mês de setembro até o carnaval”, afirma. Lilian recebe ligações de clientes e leva o produto até o trabalho, em casa, onde eles estiverem. Ela conta que a carteira de clientes vai aumentando com o tempo e que, neste verão, as vendas estão melhores. ViagensO verão é um momento alto de viagens. As pessoas procuram, por exemplo, destinos no Nordeste, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outras cidades do Sul. A coordenadora afirma que o turista nacional viaja muito nesta época e que quem está no centro do país gosta de passar as férias no litoral. Desse modo, pousadas, hotéis e pacotes de viagens são exemplos de oportunidades que ficam em alta nesta estação.
As pessoas tendem a cuidar mais do corpo nesta estação
Saúde e cuidado com o corpoDe acordo com Suely de Paula, as pessoas estão mais propensas no verão a ter uma alimentação mais saudável e buscam consumir produtos mais orgânicos e integrais. Portanto, negócios direcionados a produtos naturais podem ser uma boa oportunidade nesta estação. Além disso, também estão incluídos sorvetes, bebidas geladas e frutas da época, a exemplo de caju e umbu. O cuidado com o corpo também fica em evidência, tanto voltado para a saúde quanto para a beleza, no intuito de ficar com o corpo bonito para frequentar as praias e piscinas. A demanda por academia é muito grande no verão. “As pessoas começam a exibir mais os corpos e aumenta a preocupação com a saúde também”, afirma Luthi Soares, que é formado em Educação Física e trabalha em um clube de corrida na Pituba e em uma academia. Ele conta que no Natal e Ano Novo, a frequência diminui, mas desde o final de novembro a procura aumenta. “As pessoas projetam um novo estilo de vida para o próximo ano”, explica. DiversãoOutra aposta do verão é a diversão. Salvador já é tradicionalmente festiva e isto só aumenta com a chegada do verão. Não só bares e restaurantes são oportunidades, mas também os shows. “É uma época de show de novembro até o carnaval”, afirma a coordenadora da unidade de Acesso ao Mercado do Sebrae . TransporteCom tantas festas e viagens, a procura pelo setor de transportes também aumenta. A exemplo das vans e aluguel de micro-ônibus. Além disso, o verão também é uma época de bom rendimento para os táxis. OrientaçãoSe você pretende começar a trabalhar por conta própria ou abrir um pequeno negócio, o Sebrae/BA oferece um serviço gratuito de orientações gerenciais, de forma a auxiliá-lo, por exemplo, como se legalizar, fazer uma adaptação de financiamento, elaborar estratégias de venda, fazer o cadastro na prefeitura, escolher o tipo de fornecedores e produzir um plano de negócios. Além disso, está disponível em seu site a Cartilha do Empreendedor Individual, que oferece orientações, esclarece dúvidas, indica como procurar o Sebrae, dentre outras informações.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia