A chuva que caiu durante toda a noite em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, causou estragos e deixou a população assustada. Na manhã deste sábado (27), parte de um prédio de três andares desabou causando a interdição de várias outras casas na Rua Dom Pedro, centro da cidade.
|
---|
Foto: Abdias Alves/Divulgação |
Segundo a prefeitura, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil do município está no local fazendo um laudo técnico para avaliar riscos de novos desabamentos na região. Em nota, o coordenador do órgão, Erivaldo Azevedo, informou que está atuando em regime de plantão para atender todas as solicitações. O prefeito Sargento Francisco disse que, por conta da chuva, a cidade está em alerta máximo e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. “Desde o dia 12 de abril decretamos Situação de Emergência que já foi reconhecido pelo Estado e pelo Governo Federal, mas também criamos auxílio emergencial com recursos próprios para os desabrigados e desalojados da chuva. Nossa equipe está na rua atendendo a população”, afirmou.
|
---|
Foto: Abdias Alves/Divulgação |
Bairros atingidos pela chuvaSegundo a Defesa Civil de Candeias, as principais ocorrências são relacionadas a deslizamento de terra e alagamentos. Os bairros do Santo Antonio, Areia, Centro e Urbis II são os que registraram o maior número de ocorrências. Para o Secretário de Serviços Públicos Milton Viana acionar a Defesa Civil é fundamental. “Estamos preparados para atender com o atendimento técnico e social, temos carros para fazer mudanças, e já identificamos os prédios à disposição caso a população necessite de abrigo provisório.”, afirmou.
SalvadorA chuva também fez estragos na capital baiana hoje. O muro de um dos edifícios do Condomínio Brisas, localizado na Paralela, desabou sobre dois imóveis da comunidade de Santinha, na região do Trobogy. Evani Pereira dos Santos, 28 anos, foi atingida pelos escombros por volta das 7h30, dentro da residência dela, na rua Procurador Nelson Castro, atrás da faculdade Unijorge. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
|
---|
Desabamento no Trobogy (Foto: Divulgação/ Agecom) |
De acordo com a prefeitura, os moradores da comunidade já haviam sido notificados por agentes da Sucom para sair do local. O processo está no Ministério Público. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) vai autuar o condomínio por falta de manutenção predial.
Boletim 'Operação Chuva'Até as 16h15 deste sábado (27), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia recebido 90 solicitações de emergência. Foram quatro alagamentos de área, dez alagamentos de imóvel, 22 ameaças de desabamento de imóvel, três árvores caídas, duas ameaças de queda de árvore, uma avaliação de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, quatro desabamentos parciais e 37 deslizamentos de terra. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado com chuva esparsa. A temperatura deve variar entre 21ºC a 26ºC. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
TrânsitoDevido à forte chuva que atinge Salvador desde a madrugada, motoristas enfrentam diversos pontos de alagamento. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte em Salvador (Transalvador), os pontos mais críticos foram registrados na Cidade Baixa, na Avenida Paralela e na Avenida Orlando Gomes. Pela manhã, em frente à megastore Ferreira Costa, os motoristas tiveram de desviar do grande volume de água pelo canteiro. Também foram registrados alagamentos na Av. Pinto de Aguiar e na D. João VI, em Brotas. Um trecho da avenida Paulo VI foi interditado após o asfalto ceder e causar um grande buraco no local. De acordo com a Transalvador, a faixa foi interditada por volta das 8h após um carro cair no buraco.
|
---|
Foto: Naiá Braga/ iBahia |