Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Sufoco

Chuvas e ventania derrubam postes e destelham casas em Itapetinga

Temporal provocou a suspensão de serviços como aulas, marcação de exames e energia elétrica

Redação iBahia • 27/08/2023 às 20:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Chuvas e ventania derrubam postes e destelham casas em Itapetinga
Foto: Divulgação/Prefeitura de Itapetinga

As chuvas e a forte ventania que atingiram Itapetinga, no sudoeste da Bahia, neste fim de semana, causaram grandes estragos no município. Entre os problemas, estão quedas de árvores, postes danificados e casas destelhadas. Apesar do susto, não houve registro de vítimas e nem de desabrigados, segundo informou a prefeitura neste domingo (27).

O temporal foi registrado na noite do sábado (26) e assustou moradores. Com as chuvas, as escolas da rede municipal também foram afetadas e as aulas só devem ser retomadas na terça-feira (29). Já a sede da Central de Marcação de exames do município (CDM) ficará com os atendimentos suspensos até quarta-feira (30).

Leia mais:

De acordo com a prefeitura, as equipes da gestão municipal estão nas ruas para resolver os problemas. Desde o sábado, áreas de risco foram isoladas, ruas com galhos foram limpas e a Defesa Civil visitou imóveis atingidos. Quatro famílias ficaram desalojadas, mas estão acolhidas em casas de familiares.

“Mais uma vez Itapetinga sofre com as chuvas. Mais uma vez, estaremos a postos, ao lado da população, buscando reduzir os danos, apoiar os desabrigados ou desalojados e, mais uma vez, passada a intempérie, ajudar nossa gente a voltar para casa e reestruturar a nossa cidade”, disse o prefeito Rodrigo Hagge, em nota.

Já a Neoenergia Coelba montou uma força-tarefa para reconstruir a rede elétrica. Em nota, a concessionária informou que um efetivo com aproximadamente 100 profissionais atuam para substituir os postes, transformadores e fiações danificadas pelos objetos e vegetações de grande porte projetados na rede de distribuição com os ventos.

Devido ao trabalho dos profissionais, 202 ocorrências foram atendidas até o final da tarde deste domingo, restabecendo o fornecimento de energia de 98% dos cliente inicialmente afetados.

Ainda conforme a Neoenergia Coelba, engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até a conclusão dos serviços, para que todos os clientes tenham o fornecimento de energia restabelecido.

Contato e dicas de segurança

A concessionária ressalta que, em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes têm disponíveis os seguintes canais: o envio gratuito de torpedos SMS para o número 28116, informando apenas o número da conta-contrato da unidade consumidora; o WhatsApp, através do (71) 3370-6350; a central gratuita de teleatendimento 116; a agência virtual, na página de serviços do site, o aplicativo Neoenergia Coelba disponível para Android e IOS.

Dicas

  • Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia Coelba pela central gratuita 116.
  • Não retire vegetações e/ou objetos que estejam próximos ou sobre a rede elétrica;
  • Não ligue equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
  • Desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
  • Evite o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos;
  • Evite ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
  • Procure não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
  • Não realize serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
  • Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia