icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Cidades 'Gay Friendly' aquecem turismo LGBT na Bahia

Salvador, Itacaré e Trancoso são os destinos mais procurados no estado

foto autor

23/08/2014 às 8:52 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Salvador, Itacaré e Trancoso estão entre as cidades e vilarejos baianos que mais atraem turistas interessados em destinos LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), ou os chamados "gay friendly". O termo é utilizado para locais onde a presença de gays é bem-vinda, onde casais do mesmo sexo tem maior liberdade para poderem se comportar como casais normais sem que que sejam repreendidos por pessoas preconceituosas. Os locais gay friendly geralmente possuem funcionários treinados para atender tanto ao público gay quanto ao público heterossexual, e dispõe de serviços diferenciados que o público adora e não costuma encontrar em locais comuns.
Salvador é um dos destinos mais procurados pelo público LGBT. (Foto: Carla Ornelas/ SECOM)
O Brasil é um dos destinos mais procurados para o turismo gay no mundo. Cerca de 26% dos turistas que chegam ao país são do segmento LGBT. Dentre as cidades que mais recebem turistas desse segmento estão Rio de Janeiro (eleito o melhor destino gay do mundo), São Paulo, Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Manaus. Segundo dados levantados pela revista Época, o Brasil tem mais de 6 mil hotéis e albergues registrados como público gay, além de sites especializados nesse tipo de turismo, que se tornam o verdadeiro guia de viagem do público LGBT. De acordo com o World Travel Market, em 2014 Brasil e Estados Unidos deverão ser os países que mais vão receber turistas gays de todas as partes do mundo, com previsão de que quase metade do lucro do turismo deste segmento seja faturado pelos dois países este ano. As cidades baianas se destacam no turismo gay friendly por proporcionarem ambientes democráticos, respeito à diversidade, vida noturna agitada, muita arte, cultura e privacidade. Nos últimos dois anos, os órgãos estaduais de turismo tem desenvolvido ações para o segmento principalmente no que se refere à qualificação do setor através de capacitações profissionais. A ideia é que mais cidades estejam preparadas para receber esse tipo de público, para tornar a Bahia um dos principais destinos gays. O iBahia selecionou dicas de lugares gay friendly nos três destinos mais procurados pelo segmento no estado, para você visitar e se divertir com todo o conforto e longe do preconceito, confira:
Bairro da Barra é o preferido por turistas LGBT (Foto: Rafael Martins/AGECOM)
Salvador A capital baiana é conhecida por seu povo hospitaleiro. A sua formação miscigenada, faz de Salvador um lugar de diferentes culturas e religiões, o que a torna uma das poucas cidades no Brasil onde a comunidade LGBT se sente bem à vontade. Salvador oferece opções variadas de lazer e entretenimento para o público LGBT. Para quem curte badalação e clima aconchegante, a cidade conta com inúmeros bares e restaurantes onde os simpatizantes do universo gay costumam se reunir. Dentre os que se destacam estão o Don Sushi, onde também ocorrem duelos de Karaokê; o Burlesque Bar e Restaurante, localizado no bairro da Mouraria, que conta com um clima divertido, ótima comida, público diversificado, além de apresentações musicais, Djs e shows com transformistas. Para quem curte lugares mais alternativos, os bares do Beco dos Artistas, localizado no bairro do Garcia, são uma boa opção, assim como o Âncora do Marujo, na Av. Carlos Gomes. Para quem gosta de tomar umas e curtir a brisa do mar, tem também os bares do famoso Beco da Off, localizado na Barra, um dos bairros mais nobres da cidade e considerado o point gay da capital baiana. Na Barra o turista ainda pode aproveitar para visitar pontos turísticos como o Farol da Barra. O bairro também conta com um bom número de saunas e clubes para quem procura algo mais picante. Dentre as boates com público LGBT destacam-se a San Sebastian, no bairro do Rio Vermelho; The Hall, no bairro da Pituba; Clube On, na Barra; a Tropical, localizada próximo à Av. Contorno; e Amsterdã Pop Club, localizado no Largo dos Aflitos. A azaração também acontece nas belas praias de Salvador. O principal ponto de encontro disputado pelo público LGBT é a praia do Porto da Barra, considerada uma das mais belas do mundo. A Praia dos Artistas, no bairro da Boca do Rio, é ideal para a prática de esportes e um espaço assumidamente gay.
Itacaré é gay friendly e impressiona por sua beleza natural. (Foto: Reprodução)
Itacaré Localizada no litoral Sul do estado da Bahia, o paradisíaco vilarejo de Itacaré é marcado por sua diversidade de cores, sons, sabores e pessoas. O local é bastante procurado por surfistas em busca de ecoturismo. Assim como na maioria das cidades baianas, o clima hospitaleiro e simpatizante toma conta de tudo. Basta andar um pouco pela cidade e já é possível perceber que Itacaré é gay friendly. No lugar é possível encontrar estabelecimentos comerciais e restaurantes com a bandeira do arco-íris ou com o adesivo criado pela comunidade gay da cidade, o "Welcome GLS people". No famoso Beco das Flores o clima é bastante descontraído. Lá os turistas são recebidos pela drag Rúcula, que passa a noite inteira indo nas mesas e entretendo o público com suas piadas. No restaurante La In, além de poder comer o famoso peixe assado na folha de bananeira, o turista pode comprar belas peças de artesanato como quadros, telhas e esculturas. Mas para quem gosta de badalação mesmo longe da capital, Itacaré é o local perfeito porque tem uma das noites mais agitadas da Bahia. Os bares do Centro e da Pituba são excelentes para marcar encontros, festas e luaus. Na areia da praia, muito reggae e forró animam o público até o amanhecer. Em alguns espaços com iluminação apropriada, Djs animam a noite com músicas de diversos estilos.
Bar Etnia em Trancoso é um dos mais procurados no local. (Foto: Divulgação)
Trancoso Trancoso, esse distrito paradisíaco de Porto Seguro, é uma excelente pedida para quem curte o turismo LGBT. Famosa por sua exuberante praia de águas claras e falésias, atrai milhares de turistas e famosos de todo o mundo. As pousadas de Trancoso são um charme a parte. Dentre as mais famosas estão a Bahia Bonita, que é gay friendly, e a Pousada Etnia Brasil, considerada uma das melhores pousadas do país. Uma outra opção é a pousada Seis e Meia, que é bem intimista com capacidade máxima para 30 pessoas em cabanas grandes para cinco, três e duas pessoas. Além disso, o turista ainda conta com passeios ecológicos, de caiaque, a cavalo e campos de golfe. Para quem quer relaxar, também é possível aproveitar serviços de massagista, aluguel de carro e cuidados estéticos. Para quem gosta de ver o movimento do vai e vem de pessoas, o local certo é o Quadrado Histórico, lugar onde tudo é permitido e considerado pelos moradores melhor que o paraíso. O lugar é a verdadeira ferveção de Trancoso e ponto de encontro de quem visita o distrito. Lá é possível encontrar restaurantes, bares, lojas de artesanato, ateliês e pousadas ocupam as construções da época do descobrimento. De noite uma boa dica é aproveitar um barzinho à luz de velas com um bom som. Quem curte algo mais agitado pode curtir a noitada no restaurante e discoteca Para-Raio, com Djs de todas as partes do mundo. Para quem curte um forró a dica é a casa de show São Brás. Uma boa opção também é a Tostex, considerada a barraca mais badalada do verão, localizada na Praia dos Coqueiros. A melhor opção para comer é o Portinha, com comida feita à lenha e bem apimentada. Outra opção é a pizzaria Maritaca. O restaurante El Gordo é ótimo para quem gosta de comer bem com uma vista espetacular a sua frente. Um bom lugar para um jantar a dois é o Restaurante Cacau, com comida variada. Há também o Il Mercato, um dos mais bonitos de Trancoso com um belo pátio voltado para a praia dos Nativos.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia