Na Bahia

Com atendimentos gratuitos de saúde e cidadania, Bom Jesus da Lapa recebe Feira Cidadã; veja detalhes

A expectativa é de realizar 10 mil atendimentos gratuitos até sexta-feira (13).

Lucas Mascarenhas
11/05/2022 às 15h09

2 min de leitura
Foto: Elói Corrêa/GOVBA
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A partir desta quarta-feira (11), a cidade de Bom Jesus da Lapa, distante 778 quilômetros de Salvador, recebe a Feira Cidadã com serviços de saúde e cidadania para os moradores do município e cidades vizinhas. A expectativa é de realizar 10 mil atendimentos gratuitos até sexta-feira (13).

Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), a feira contará com cirurgia de pterígio pela primeira vez.

“São três dias de atendimento de feira, porém com atendimento simultâneo no Hospital Municipal Carmela Dutra, com as cirurgias eletivas de catarata, pterígio e as limpezas de lente, que chamamos de Yag Laser. Os serviços de odontologia ocorrerão durante seis dias. Já as cirurgias eletivas serão seguem até domingo”, contou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Entre os atendimentos e serviços de saúde estão previstas 3.600 consultas médicas, 3.500 exames, sendo 2.400 ultrassonografias de mama, abdome e transvaginal, além de 600 eletrocardiogramas e 420 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos de idade. Ainda são esperados 2 mil atendimentos de odontologia e 3 mil consultas oftalmológicas com triagem para cirurgia de catarata e pterígio.

Mais serviços

O SAC Móvel ainda completará a feira com a emissão de segunda via do RG, com limite de 250 documentos por dia, além de inscrição no CPF e certidão de antecedentes criminais.

Os interessados em diferentes tipos de serviço e atendimento podem retornar à feira entre os dias de funcionamento para realizar diferentes tipos de procedimento.

A feira ainda terá corte de cabelo, barba, design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação.

Vale lembrar que para acessar os serviços é necessário apresentar cartão do SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação da Covid-19 e requisição médica para realização de exames.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias

Recomendamos