Em comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae Bahia fez, na manhã desta segunda-feira (5) em Salvador, uma caminhada para promover o Movimento Compre do Pequeno - ação que busca movimentar o comércio local em todo o país. A ação percorreu toda a Avenida Sete de Setembro, no Centro, e contou com a participação de aproximadamente 100 funcionários da empresa.
O grupo se dividiu, com o objetivo de conversar com os lojistas da região e distribuir kits de incentivo à campanha. Os comerciantes receberam adesivos e plaquinhas com a logomarca da ação, além de um formulário de cadastro, que permite criar uma campanha para a loja e divulgar o negócio na página do movimento na internet.No Compre do Pequeno, além dos comerciantes, os consumidores também são incentivados a adquirir produtos e serviços de pequenos negócios, apoiando e fortalecendo o segmento. "A ideia é que essa campanha seja incorporada pela sociedade da mesma forma que a campanha do câncer de mama é. Algo essencial", afirmou Adhvan Furtado, diretor superintendente do Sebrae Bahia.Para Manuel Brito, de 67 anos, que tem uma loja de confecções na Avenida Sete, mesmo com a crise econômica, o cenário é ideal para quem quer emplacar ou crescer. "A crise existe para quem não se movimenta. Sendo grande ou pequeno, o comerciante tem que ter os pés no chão. Com crise se cresce, a melhor hora de ganhar dinheiro é essa aí", disse.
Manuel começou a empreender ainda adolescente e já está no ramo há 27 anos, sendo que 16 deles com uma loja na Avenida Sete, a Verona Festa. Além dela, o comerciante é dono de mais três lojas na capital baiana.Ele conta que nunca passou por grandes dificuldades financeiras e que já chegou a ter 13 lojas com cerca de 3 mil funcionários, mas optou por diminuir seu empreendimento para ter um maior controle. "Posso dizer que é uma história de sucesso e não posso reclamar", afirma orgulhoso. Hoje, o empreendedor gerencia 25 funcionários com a ajuda da esposa.Outra pessoa que acredita que o momento é de oportunidade, é Samuel Santos Sousa, 34, gerente de uma loja de tecidos. Ele diz que está satisfeito com o primeiro e único emprego e que está na empresa há 16 anos. "Aqui já tive oportunidade de fazer outras coisas na área. Acho essa iniciativa do Sebrae um grande incentivo ao comércio local".
Já para Rafael Santos, 30, dono de uma loja de utilidades domésticas, o momento econômico é de alerta não só para os pequenos negócios. Ele teve queda de 15% nas vendas e percebeu nesta fase o momento ideal para estruturar a empresa. Por conta disso, ele está buscando, junto ao Sebrae, consultoria para ampliar suas vendas na internet e implementar o e-commerce.No interiorO Sebrae também promoveu uma caminhada de incentivo no município de Jacobina, no Centro-Norte do estado. Vestidos com a camiseta do movimento, mais de 30 pessoas, entre colaboradores do Sebrae e representantes das entidades parceiras, visitaram lojas e falaram da importância desses empreendimentos para a economia do país.A ação começou na Praça Rio Branco, passando pelas ruas Manoel Novais, Coronel Teixeira, Afonso Costa, Orlando Oliveira Pires e Caixeiro Viajante, terminando na Praça Castro Alves (Praça da Matriz). Houve adesão de membros da Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), Sindicato Patronal de Jacobina e Região (Sindpat), Banco do Nordeste e da prefeitura local.O Movimento também será realizado nas cidades de Capim Grosso e Itiúba. Em Capim Grosso, o Sebrae tem a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola da cidade (ACIACG). Já em Itiúba, a entidade conta com a parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (ACIAI) e da prefeitura local.Alessandra Lori é participante da 9ª turma do Programa CORREIO de Futuro.
Equipe do Sebrae percorreu Avenida Sete (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) |
O comerciante Manuel Brito acredita que o momento é ideal para ganhar dinheiro (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) |
Samuel está na mesma empresa há 16 anos (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade