Empreendedores, estudantes e autoridades se reuniram no primeiro dia da Expo Favela Innovation, que acontece nesta sexta-feira (22), no Parque Shopping, localizado na cidade Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
Com o objetivo de reunir e conectar empreendedores de comunidades periféricas da Bahia a grandes investidores, o evento concentra pessoas de todo o estado, para além de Salvador. Participam da Expo Favela empreendedores de Porto Seguro, Alagoinhas, Feira de Santana, Catu e Vitória da Conquista.
Leia também:
"Favela não é carência, é potência. A feira funciona como um espaço de conexão entre a favela e o asfalto. Quem é a favela? São os empreendedores, quilombolas, moradores de comunidades tradicionais, que se identificam [com o conceito]. E o asfalto? Os investidores que podem [fomentar esses empreendedores]", fala Márcio Lima, presidente da Central Única das Favelas (CUFA), organização sem fins lucrativos que idealizou o evento.
Durante o dia, nomes como o rapper e cineasta MV Bill, os atores Jorge Washington e Sulivã Bispo, a cantora Allyssa Anjos e do bloco Afro Bankoma, irão passar pelo Parque Shopping, em Lauro de Freitas, para compartilhar com o público experiências pessoais e profissionais.
Cerca de 17 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil, que, segundo informações levantadas em pesquisa pela Central Única das Favelas (CUFA), movimentam cerca de R$200 bilhões anualmente.
Enquanto importantes agentes na movimentação do mercado nacional, a ideia de descentralizar a ideia de poder comercial veio junto com o evento, trazendo esses empreendedores que trabalham na margem ao centro.
Diante disso, a escolha do Parque Shopping e da região metropolitana também não foram coincidência. "É trazer eles para um lugar onde, geralmente, essas pessoas de favela são seguidas pelos seguranças. O morador de favela também consome, quem paga o salário de quem está no shopping, do segurança, do estacionamento, é o povo favelado que vem comprar e paga tudo certinho. É demarcar o espaço e mostrar que essa pessoa que está na ponta e que consome pode ser um investidor e abrir uma loja no shopping", pontua o presidente da CUFA sobre a escolha.
Acesso
Para muitos alunos de escolas públicas que estiveram no 1º dia do evento, a experiência marcou a primeira de uma ida ao Parque Shopping, e também a primeira vez participando de um evento voltado para a favela.
"Eu acho [o evento] inovador e a escola está mostrando de forma aberta outras visões sobre a favela. É interessante", disse a estudante do Colégio Elizabeth Chave Veloso Juliana Ferreira, de 15 anos.
O acesso a esse espaço também foi importante para Wara Pataxó, empreendedora indígena de Porto Seguro, que viajou até Lauro de Freitas com o objetivo de divulgar o trabalho feito em sua comunidade.
"Esse é o nosso sustento, é o que fazemos. É importante para o sustento de nossa aldeia e [o evento] é importante para divulgação do nosso trabalho", afirma Wara, que é membro da Aldeia PataxóMirapé.
No caso de Eliana Santos Almeida, da comunidade do Bairro da Paz, ao iBahia ela conta que o empreendimento nasceu durante a pandemia como forma de sustento. "Comecei a fazer para aniversários, as pessoas gostaram, criei um Instagram e agora vendo por lá", conta ela, que vende bonecas negras e imagens sacras feitas com a técnica de crochê Amigurumi.
"É importante ter esses espaços para divulgação e visibilidade. Como eu sou da comunidade um espaço desse é maravilhoso", diz ela animada.
A programação da Expô Favela Innovation se estende até o sábado (23), também com apresentações artísticas e palestras voltadas para o empreendedorismo. Confira a abaixo:
- Abertura: Neojibá
- Apresentação Artística: Negro Davi
- A juventude que empreende: A Favela como lugar de inovação e oportunidades: com Sulivã Bispo, Joana Guerra, Hellen Nzinga, Lucas Reis; Mediação: Lucas Almeida
- Apresentação Artística: com Família Tríplice
- Produção Audiovisual Comunitária: A favela não é só cenário: Keyti Souza, John Oliveira, Piti Canella; Mediação: André Pereira
- Apresentação Artística: Becca Baroni
- Políticas ESG e a periferia: Favela, geração de renda e sustentabilidade: com Jana Ricarte, Tiago Azeviche, Leonardo Pimenta, Paulo Magalhães; Mediação: Amanda Quenupe
- Apresentação Artística: AfroBankoma
- A favela é Potência: Periferia, Educação e Transformação Social: com Marcivan Barreto, Will Machado, Aline Torres, Lívia Vaz; Mediação: Daniela Lacerda
- Apresentação Musical: Alyssia Anjos
- Apresentação Musical: Verbo Ativo
- Show de Encerramento: Mv Bill
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!