Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Barragem se rompe e água invade povoado na Bahia; vídeo

Caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (11)

Redação iBahia • 11/07/2019 às 16:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma barragem do povoado de Quati (BA), que pertence ao município de Pedro Alexandre (BA), localizado a 435 km de Salvador, se rompeu na manhã desta quinta-feira (11). O local fica próximo a BR-235 (via que liga Bahia a Sergipe), trecho que está interditado no momento. As informações são do G1 Bahia.

Foto: Divulgação/PRF

Ao G1, a defesa civil informou que as chuvas fortes que atingiram o interior baiano podem ter contribuído para o rompimento da barragem.

A cidade Coronel João Sá, que fica a cerca de 45 km do município de Pedro Alexandre, já foi atingida pela água e lama advinda do rompimento da barragem. Há risco de invasão dos imóveis e prejuízos materiais.

Em sua conta no Instagram, o prefeito de Coronel João Sá, explicou que esta situação é atípica e pediu para que as pessoas saíssem das duas casas e fossem em direção às escolas da cidade.

Leia mais:

Foto: Reprodução



Em entrevista ao G1, a coordenadora de Defesa Civil em Pedro Alexandre, Carla Leão, afirmou que algumas casas que ficam no povoado de Quati foram invadida pela lama.

"Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento", disse a coordenadora ao G1.

"A preocupação é com a cidade de Coronel João Sá. Ela está na rota que a lama seguirá. Então, pedimos que as pessoas procurem ajuda. Já fiquei sabendo que a prefeitura está fazendo o trabalho de retirada dos moradores. Muitos já foram para abrigos", pontuou.

Em sua conta oficial do Twitter, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que técnicos do órgão já estão no local aguardando a redução do nível da água ara verificar possíveis danos à rodovia, recuperar em caráter emergencial e restabelecer a trafegabilidade o mais rápido possível.

Um vídeo obtido pelo CORREIO mostra os moradores de Coronel João saindo de suas casas em busca de abrigo após a cidade ter sido invadida pela água e lama na tarde desta quinta-feira (11).

[youtube xXQk5FmV_QU]

Estado de Emergência
A Prefeitura Municipal de Pedro Alexandre decretou situação de emergência nesta quinta-feira (11). O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Município.

No comunicado, o prefeito da cidade afirmou que que a situação foi decretada "considerando o volume de água que tomou a cidade, causando inundações, enxurradas, alagamentos que ocasionaram danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos".

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia