Especial

Dia do orgulho LGBTQIAPN+: conheça 8 perfis de personalidades baianas para seguir nas redes sociais

O iBahia preparou uma lista diversificada com destaques nas áreas de música, literatura, arte, moda, comédia e saúde

Lucas Mascarenhas
28/06/2022 às 7h30

5 min de leitura
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta terça-feira, 28 de junho, comemora-se internacionalmente o Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, dedicados a pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todos os membros da comunidade.

Para comemorar a data, o iBahia preparou uma lista com oito perfis de influenciadores LGBTQIAPN+ que se destacam em suas áreas de atuação, que vão da música ao mundo da moda. Confira:

Literatura

Deko Lipe – @primeiraorelha

O soteropolitano Deko Lipe é ator, escritor e criador de conteúdo no “Primeira Orelha”, onde possui mais de 19 mil seguidores em seu perfil do Instagram.

Como autor ele imprime a representatividade em seus livros como “Meu Pais e eu”, ou ma antologia nordestina “O Nordeste em Cores”.

Música

Tertuliana (A Travestis) – @tertulianalustosa

A vocalista da banda A Travestis, Tertuliana Lustosa, segue conquistando seu espaço como mulher trans na cena do pagodão. A artista coleciona feitos de sucesso com mais de 6 milhões de visualizações em canal no Youtube, além de ser reconhecida por Caetano Veloso.

“Minha meta é pegar o pagode e levar para um público que não está muito acostumado a escutar o pagode que é o LGBTQI+ nacional, e também trazer essas narrativas para dentro do pagode”, disse em entrevista para o programa Conexão Bahia, em 2021.

Hiran – @Hiran

Destaque no rap queer nacional, Hiran é natural de Alagoinhas, na Bahia, e já possui parcerias com grandes nomes como Margareth Menezes e Linn da Quebrada, além de também ter caído nas graças de Caetano Veloso.

Cada vez mais alçando voos cada vez maiores, o rapper abriu shows de Duda Beat e Emicida em Salvador. Seu maior sucesso, “Gosto de Quero Mais”, parceria com Tom Veloso, acula quase 1 milhão de visualizações no Youtube.

Arte

Aimée Lumière – @aimeelumiere

A drag queen baiana Aimée Lumière levou toda sua arte e representatividade para o reality show do HBO Max. A atriz, apresentadora, cantora, performer e maquiadora, se juntou a outras 19 queens para a competição.

Com mais de 10 mil seguidores em seu perfil, ela compartilha seu trabalho artístico e transformações.

“Salvador é meu amor, é minha casa, é onde estão todas as minhas referências e o meu coração. Fiz questão de levar meu sotaque e falar sempre da cena drag soteropolitana que para mim é a maior […] Eu levo Salvador na minha alma, no meu sotaque e mostrando pra todes o que é que a baiana tem!”, disse em entrevista ao iBahia em março.

Lucas Leto – @lucasleto

Intérprete de Marcelo em “Pantanal”, Lucas Leto é soteropolitano criado no bairro de Pernambués que ganhou o Brasil com seu trabalho. Formado pelo Bando de Teatro Olodum, ele estrou na TV em “Bom Sucesso”, em 2019.

“Pantanal está sendo mais desafiador. A gente fala o tempo inteiro que novela é uma obra aberta, que é aquela obra que a gente tem o início, meio e fim, e as coisas vão se ajustando na medida que a gente vai entendendo a opinião do público, que conta muito na hora da novela”, comentou ele sobre a trama em entrevista ao iBahia em março.

Moda

Hisan Silva – @hisandeverdade

Um dos criadores da marca Dendezeiro, Hisan Silva é referência quando se fala de moda e Bahia. Através de seu perfil nas redes sociais, ele busca explorar a representatividade na moda e atingir cada vez mais pessoas.

Recentemente ele entrou para a lista “Under 30”, da Forbes, que mostrou os “jovens brasileiros fora da curva” em diversos setores.

Comédia

Ney Lima – @neylima

Natural de Serinha, na Bahia, o influenciador digital possui mais de 5 milhões de seguidores em seu perfil do Instagram e segue com os vídeos de comédia que o fizeram bombar nas redes no início da carreira.

Em 2021, o baiano ficou em 35° lugar na lista “50 LGBT mais influentes do Brasil 2021”, do “Guia Gay São Paulo”.

Saúde

Alaine Santana – @lesbicanegraecaminhao

Nascida em Feira de Santana, na Bahia, Alaine Santana é psicóloga e utiliza seu perfil nas redes sociais para falar sobre temáticas necessárias como visibilidade de lésbicas negras, saúde mental e feminismo.

Ela é seguida por famosas como a ex-BBB Lumena e a atriz Bruna Linzmeyer.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias