Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Manifestação

Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526

Grupo pede reparos em pista, que obstrui escoamento de água e provoca alagamentos em casas

Redação iBahia • 16/05/2023 às 7:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Phael Fernandes / TV Bahia

Moradores do Jardim das Margaridas, bairro de Salvador, interditou parte da BA-526 na manhã desta terça-feira (16). Segundo informações da TV Bahia, o grupo fechou a pista e colocou fogo em pneus, provocando congestionamento no sentido para Camaçari.

Com cartazes e um estudo feito pela Prefeitura de Salvador em mãos, os moradores cobraram da Concessionária Bahia Norte – responsável pela rodovia – o reparo em uma área de obstruída da rodovia estadual, que também conhecida como Estrada CIA-Aeroporto. Esse entupimento provoca, segundo os moradores, alagamentos em casas.

Leia mais:

“Esse problema tem 14 anos. O ano passado nós lutamos, agora estamos lutando de novo. Essa pista é da Bahia Norte. Há um estudo da prefeitura, que nós cobramos, que mostra que há uma obstrução, só que a Bahia Norte não resolve, não deixa a prefeitura resolver, e não nos atende. Nós só queremos que pare de alagar", disse um morador identificado apenas como Peninha.


				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Phael Fernandes / TV Bahia

"Eu perdi um carro em 2022, porque entrou água no motor. A gente pede encarecidamente, às pessoas da Bahia Norte, que deem atenção à gente. Estamos sendo prejudicados”.

A reportagem entrou em contato com a Concessionária Bahia Norte, que informou que se esforça para atenuar os impactos causados pelo volume das chuvas e que faz a limpeza da área, para ampliar a capacidade de escoamento da água pluvial.

Disse ainda que a construção de empreendimentos comerciais e residenciais na região tem mudado a configuração do espaço, o que interfere com o direcionamento da água da chuva, impactando na vazão e escoamento.

Prejuízos


				
					Em protesto, moradores do Jd. das Margaridas interditam BA-526
Foto: Reprodução / TV Bahia

A comunidade alega, segundo o g1 bahia, que os alagamentos provocados pelo entupimento prejudicam cerca de três mil pessoas, entre moradores, donos de empresas no local e trabalhadores. Cinco condomínios residenciais são afetados.

“Ficamos ilhados, é intransitável. Um lado alaga igual a um mar, e do outro lado já está entupindo também, porque muitos condomínios estão sendo construídos”, descreveu uma das moradoras identificada como Marli. Na última semana, um dos condomínios foi totalmente tomando pela água e o alagamento atingiu diversas casas Travessa Acalanto, levando prejuízos aos moradores. Nos últimos anos, diversos estragos foram registrados na mesma região.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia