icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Energia aumenta a partir deste domingo; veja como poupar

Reajuste de 6,15% atinge os clientes residenciais em todo o estado

foto autor

22/04/2012 às 16:57 • Atualizada em 03/09/2022 às 3:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Na casa da professora Márcia Costa todo mundo tem que jantar na mesma hora. “Ah, minha filha! Tem que colocar todos os pães juntos no forno elétrico. Se ficar ligando e desligando, gasta muita energia”, justifica ela. Metódica, a professora já orientou sua funcionária a sempre começar a passar ferro nas roupas mais pesadas (toalhas, lençóis e calças jeans), que são as que exigem uma potência maior do aparelho. “Depois, vai diminuindo a potência, até chegar no zero”.
Para economizar energia, a professora Márcia Costa coloca todos os pães no forno elétrico de uma vez só: “Se ficar ligando e desligando o forno, gasta muito”.
No apartamento de três quartos, onde mora com o marido e os dois filhos, quase todas as lâmpadas já foram trocadas por fluorescentes, e até os interruptores são econômicos. “Eles são graduáveis. Se você está assistindo televisão, por exemplo, não precisa da luz toda”, explica. Além disso, nunca usar o chuveiro elétrico na temperatura máxima e utilizar toda a capacidade da máquina de lavar são as armas de Márcia para enfrentar o reajuste da tarifa de energia elétrica, que já começa a valer a partir deste domingo (22) MangueiraA dona de casa Vera Lúcia Barreto Matos também não deve se apertar com o reajuste. Para gastar menos energia elétrica, ela chega a usar mangueira para encher a máquina de lavar. “Quanto menos tempo a máquina ficar ligada, melhor. Gasta menos”, ensina dona Vera, que, além da conta de luz, se preocupa com questões ambientais. “A gente tem que cuidar do planeta, é questão de consciência”. A dona de casa também está sempre se inteirando sobre novas formas de economizar energia. “Outro dia, vi na televisão que lâmpadas queimadas gastam um absurdo! Não deixo mais, de jeito nenhum”, conta. Sobre o assunto, a Coelba informa que apenas as lâmpadas fluorescentes se aplicam à situação, pois possuem reatores que permanecem funcionando, mesmo com a lâmpada queimada, caso o interruptor esteja ligado. Assessora de eficiência energética do órgão, AnaCristina Mascarenhas ensina outras formas eficientes de deixar a conta mais barata. “Investir em aparelhos mais econômicos vale a pena. Uma geladeira com o selo Procel (de economia de energia) pode ser 30% mais econômica que uma sem o selo. E ela vai durar uns 15 anos, tempo suficiente para você recuperar o que gastou com a troca”, aconselha. Se ainda assim você precisar de um incentivo a mais para trocar sua geladeira, a Coelba tem um programa chamado Energia Verde, que dá descontos de até R$500 na conta para o cliente que trocar eletrodomésticos antigos por novos, com Selo Procel. Para participar, o consumidor deve se inscrever em uma loja Insinuante ou lojas Maia. A promoção vale para geladeira, freezer e ar condicionado.
Fonte: INMETRO
Outra dica da especialista é diminuir a potência do ar condicionado e utilizá-lo combinado com um ventilador. “Em vez de regular para 17 graus, utilize em 24 graus e ligue o ventilador. Gasta bem menos energia”, ensina. E sabe aquelas paredes de cor escura que se harmonizam perfeitamente com a sua sala? Esqueça. “Paredes e teto interferem diretamente na iluminação do ambiente. Uma cor clara, você precisa iluminar menos”, diz Ana Cristina. Ela continua: “Alguns aparelhos, só de estarem ligados na tomada, já consomem energia, mesmo sem estar em stand by”. Televisores, notebooks e aparelhinhos de TV a cabo são os campeões nesse quesito. Por falar em televisão, as de LED são as que menos gastam, assim como as lâmpadas que, no entanto, ainda são muito caras e não compensam a economia de luz numa residência média.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia