Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Especialista fala da importância da Educação Ambiental na escola

A educadora ambiental Rosangela Candida leva para crianças e adolescentes e importância de preservar o meio-ambiente

• 05/06/2012 às 11:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 9:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No Dia do Meio Ambiente o iBahia estrevista a educadora ambiental Rosangele Candida, diretora geral do Instituto Ambiental Reciclar, que tem o objetivo de apoiar e desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção do meio ambiente e da qualidade de vida do ser humano através da Educação Ambiental. Para Rosangela Candida, o Desenvolvimento Sustentável é uma missão e um compromisso de vida, e levar a Educação Ambiental para a sala de aula estimula a mudança de hábitos e a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com o meio ambiente.
"A Educação Ambiental deve ter como norte a mudança de hábitos", afirma Rosangela
O Instituto Ambiental Reciclar desenvolve projetos em escolas? Quais projetos? No momento temos o Projeto de Coleta de Resíduos Problemáticos, que são eles: óleo vegetal residual e eletroeletrônico. As escolas participantes entregam os resíduos e ganham pontos que posteriormente são trocados por produtos para as escolas. Todo o resíduo coletado é encaminhado para reciclagem. Qual a importância da educação ambiental na formação de crianças e adolescentes? A criança ou adolescente que passa a conhecer melhor os processos de como as coisas acontecem, como são feitas, qual seu custo (financeiro, material, social e ambiental), ela adquire o poder de escolha. De como usar seus conhecimentos para ter novas atitudes com relação ao meio ambiente. A Educação Ambiental deve ter como norte a mudança de hábitos. Como esse tema pode ser introduzido nas escolas de forma eficaz? Hoje em dia existem várias formas eficazes de levar até aos alunos, o tema ambiental. Por ser multidisciplinar, pode estar inserido em qualquer matéria escolar. Além de eventos paralelos como horta escolar, feiras de ciências, estudos de casos, jogos, brincadeiras entre outros.
As crianças colocam a mão na massa nas atividades de reciclagem
Como os professores e a escola podem contribuir para que os alunos criem uma cultura de reciclagem e reaproveitamento de produtos? O que nós temos assistido é que a partir do momento em que a direção da escola abraça a causa, todo o trabalho dos professores se torna mais eficaz e alcança êxito. A coleta seletiva é um grande começo, podendo servir de material para as aulas. Qual o papel da reciclagem no universo da educação ambiental? Depois do consumo consciente, a reciclagem é base da cadeia, por meio dela conseguimos diminuir a extração de matéria-prima virgem. Existe um modelo de instituição de ensino ideal que empregue de maneira correta os princípios da educação ambiental e da reciclagem e reaproveitamento de produtos? Como seria esse modelo? Acho muito interessante o modelo usado no Centro de Eco-Alfabetização localizado em Berkeley na Califórnia.Segundo os pensadores e educadores do Centro, “reorientar o modo como os seres humanos vivem e educar as crianças para que atinjam seus potenciais mais elevados são tarefas com aspectos bem semelhantes. Ambas têm de ser vistas e abordadas no contexto dos sistemas familiar, geográfico ecológico e político. Nosso empenho para criar comunidades sustentáveis será em vão caso as futuras gerações não aprendam a estabelecer uma parceria com os sistemas naturais, em benefício de ambas as partes. Em outras palavras, elas terão que ser 'ecologicamente alfabetizadas'. O conceito de 'alfabetização ecológica', inspirado nas teorias de Fritjof Capra e de outros líderes do Centro de Eco-Alfabetização, vai além de educação ambiental como disciplina escolar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia