Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Raiva

Feira de Santana confirma segundo caso de raiva em morcego

Animal foi encontrado no bairro Gabriela e equipes da CCZ estiveram no local

Redação iBahia • 06/09/2023 às 13:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Feira de Santana confirma segundo caso de raiva em morcego
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura da cidade de Feira de Santana, a 100km de Salvador, confirmou nesta quarta-feira (6) o segundo caso de raiva em morcego neste ano no município.

De acordo com informações do município ao g1 Bahia, o animal foi encontrado no bairro Gabriela. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), esteve no local que o animal foi encontrado e realizou ações preventivas de proteção.

Leia mais:

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), não notificou o segundo caso e apura a situação junto a Prefeitura de Feira.

O primeiro caso registrado em 2023 na cidade foi do dia 25 de agosto. O morcego foi encontrado no bairro Caseb. Como ação de prevenção, o CCZ vacinou cães e gatos que vivem nas localidades.

No município, mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrabica, a imunização continua sendo realizada nos bairros onde foram encontrados os animais infectados, e voltará a acontecer nos dias 11, 13 e 14 de setembro, das 9h às 14h.

No primeiro dia, as equipes vão atuar no posto de saúde Homero Figueiredo, no bairro Gabriela. No segundo, a imunização será no posto de saúde do Caseb II e o encerramento na Associação de Moradores do Caseb I.

Vacinação em Salvador

A capital baiana deu início a vacinação antirrábica com a meta de vacinar 249 mil cães e gatos na cidade. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia