Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Saúde

Gripe Aviária: veja mitos e verdades da doença no Brasil

Médico infectologista e professor da Escola Baiana de Medicina, Robson Reis, explicou todos os detalhes da doença e os reais riscos para os humanos

Mayra Lopes • 25/05/2023 às 12:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Gripe Aviária: veja mitos e verdades da doença no Brasil
Foto: Reprodução / Canva

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS Bahia emitiu, na terça-feira (23), um comunicado de risco com assunto 'Emergência Zoossanitária em Função da Gripe Aviária'. O documento foi divulgado logo após o Ministério da Agricultura e Pecuária declarar estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por 180 dias.

Após o ocorrido, muitas dúvidas ficaram sem resposta. E pensando nisso, o iBahia entrevistou um especialista na doença para esclarecer todos os mitos e verdades em torno da Gripe Aviária no Brasil e na Bahia.

Leia mais:

O médico infectologista e professor da Escola Baiana de Medicina, Robson Reis, adiantou que não há motivo para desespero ou pânico. Mas, alguns cuidados já podem ser tomados para evitar a contaminação em humanos. Nossa explicação começa com a definição da doença e segue com os mitos e verdades. Confira:

O QUE É GRIPE AVIÁRIA?

Drº Robson explica que "gripe aviária é a situação clínica onde animais na grande maioria das vezes, aves, elas são infectadas por algumas cepas do vírus influenza A sendo H5N1, H7N9 ou H3N8. Então, quando os animais eles são infectados por essa cepas do vírus influenza, nós consideramos, nós denominamos como gripe aviária. Na grande maioria das vezes, eles são detectados em aves. Mas, podem também contaminar outros animais, outros mamíferos, dentre eles os humanos".

COMO ESTÁ A SITUAÇÃO NO BRASIL E POR QUE O ESTADO DE EMERGÊNCIA FOI DECRETADO?

Na prática, as entidades de saúde detectaram 8 infecções pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil - sete no estado do Espírito Santo e um caso no estado do Rio de Janeiro. As aves infectadas são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

Diante da situação, e da possibilidade de transmissão da doença para os humanos, o Ministério e as Secretarias de Saúde dos estados recomendaram algumas ações de prevenção. O documento recomenda ainda a intensificação de ações de educação e mobilização social para que não sejam recolhidas as aves que forem encontradas doentes ou mortas. Confira aqui o documento completo:

Download Comunicado de prevenção - Gripe Aviária PDF

				
					Gripe Aviária: veja mitos e verdades da doença no Brasil
Foto: Reprodução

PODE-SE ADQUIRIR GRIPE AVIÁRIA CONSUMINDO FRANGO?

=== MITO ===

"A transmissão da gripe aviária se dá através de duas maneiras: uma é do contato direto com a secreção respiratória liberada por essas aves ou até mesmo pelas fezes, uma vez que o vírus pode ficar localizado tanto nas vias respiratórias como no intestino dessas aves. A segunda é a forma indireta. Uma pessoa teve contato com uma superfície, com algum objeto em geral contaminado ali por secreções respiratórias dessas aves ou por fezes. Essa pessoa acaba colocando a mão naquele local, depois ela leva a mão na boca ou nariz, e ela pode se contaminar. Lembrar que ingerir carnes, devidamente preparadas - cozidas ou assadas; ou ovos dessas aves - sendo também bem cozidos - não vai trazer a doença. Para isso, é importante que eles passem por esse fenômeno de cozimento, né? Ou de preparação desses alimentos. Então dessa forma, não há contaminação ao ingerir esses alimentos devidamente preparados, isso é importante ressaltar", detalhou Robson Reis.

É VERDADE OU MITO QUE A GRIPE AVIÁRIA TEM OS MESMOS SINTOMAS DA GRIPE 'COMUM'?

=== VERDADE ===

Segundo Dr. Robson, os sintomas são bem semelhantes e somente um exame de sangue detalhado identificará a doença. "Os sintomas da gripe aviária em humanos são semelhantes da gripe em geral, que pode ser causada pela influência H1N1, H3N2 e Influenza B. Então, o humano pode ter dor no corpo, que nós chamamos de mialgia; ele pode ter cefaleia, que a dor de cabeça; pode ter coriza; congestão nasal; tosse; dor de garganta, que é denofagia; febre alta, geralmente acima de 38 e meio; e esses pacientes eles podem evoluir com a forma grave da doença, levando a insuficiência respiratória e até mesmo óbito".

É VERDADE OU MITO QUE A VACINA TETRAVALENTE E QUADRIVALENTE NÃO PROTEGEM OS HUMANOS CONTRA A GRIPE AVIÁRIA?

=== VERDADE ===

"As vacinas atualmente disponibilizadas no Brasil, seja ela no serviço público a vacina trivalente ou no serviço privado vacina quadrivalente, elas não protegem contra o vírus circulante identificado nessas aves no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, que é vírus a H5N1. A vacina trivalente protege contra Influenza A H1N1, A H3N2 e uma cepa da Influenza B. A vacina quadrivalente protege contra esses mesmos vírus da trivalente né, e acrescenta mais uma cepa da Influenza B. Então, ela não protege contra o H5N1", disse o especialista.

É VERDADE OU MITO QUE A GRIPE AVIÁRIA PODE MATAR?

=== VERDADE ===

O infectologista Robson explica que "a gripe aviária, ela pode ter uma taxa de letalidade superior a 50% em humanos infectados. Então é uma doença grave".

É VERDADE OU MITO QUE, DEPOIS DE MORTAS, AS AVES NÃO TRANSMITEM MAIS DOENÇAS?

=== MITO ===

Não é recomendado que os humanos entrem em contato com aves doentes ou mortas. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) indica que as pessoas devem acionar o serviço veterinário mais próximo, caso encontre alguma ave ao solo. E Robson Reis acrescenta: "Uma coisa é certa, né? Frente a uma ave doente, o ideal é que as pessoas não mantenham contato com essa ave. E mesmo depois de morta, não tenham contato com esse animal doente. E caso estritamente necessário, que possam utilizar luvas, que possam utilizar aventais e uma máscara de proteção - preferencialmente a máscara N95. Mas, o ideal lembrando é evitar esse contato".
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia