Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Violência

Grupo fecha Estrada do Coco após morte de menino em ação da PM

Vítima tinha 10 anos e estava na porta de casa quando foi atingida. Família acusa PM de chegar atirando. Corporação dá outra versão

Redação iBahia • 24/07/2023 às 17:56 • Atualizada em 25/07/2023 às 18:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Grupo fecha Estrada do Coco após morte de menino em ação da PM
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um grupo de moradores de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, fechou um trecho da BA-099, mais conhecida como Estrada do Coco, na tarde desta segunda-feira (24), durante uma manifestação.

O protesto é motivado pela morte de um garoto de 10 anos durante uma ação da Polícia Militar. A família diz que os policiais teriam chegado atirando indiscriminadamente onde a vítima brincava. Já a PM conta outra versão, onde agentes teriam trocado tiros com um suspeito. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Leia mais:

Vídeo: Reprodução / Redes sociais

A manifestação começou após o enterro de Gabriel Silva da Conceição Júnior, nesta tarde. Os manifestantes usaram objetos em chamas para fechar a passagem pela via, na altura do bairro de Portão, onde a vítima morava. Policiais militares acompanham o ato. Até por volta das 20h, a pista ficou interditada nos dois sentidos e um grande congestionamento se formou.

Segundo o g1, no decorrer do protesto, alguns estabelecimentos comerciais foram fechados, inclusive uma farmácia que fica na Estrada do Coco, no sentido Litoral Norte. Por volta das 17h25, o grupo sentou na rodovia e cantou músicas cristãs. No final, ainda houve uma confusão envolvendo os manifestantes e policiais, que teriam atirado bombas de gás contra o grupo.

Vídeo: Reprodução / Redes sociais

Os manifestantes denunciam o caso e pedem justiça pela morte do garoto.

Em nota, a PM informou que, após diversas tentativas de negociação, "a manifestação foi encerrada por volta das 20h30. Não houve condução à delegacia ou registro de feridos. O policiamento está intensificado na região."

O caso aconteceu na tarde de domingo (23). À TV Bahia, a mãe de Gabriel, Samile Costa, contou que o menino estava sentado na calçada, na frente da casa onde morava, por volta das 16h, quando equipes da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) chegaram na localidade, em uma viatura, disparando sem alvo específico. A mãe da criança ainda reforçou que não houve troca de tiros na região. "Foi a polícia que entrou atirando e eu quero justiça, que eles percam a farda deles. Tiraram um pedaço de mim, o meu sonho, a minha vontade de viver. Eles tiraram todo o prazer da minha vida, destruíram", disse a mãe do garoto.


				
					Grupo fecha Estrada do Coco após morte de menino em ação da PM
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Após a situação, Gabriel Silva da Conceição Júnior chegou a ser levado pela família para o Hospital Menandro Faria. Em seguida, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para transferir o garoto para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, mas o veículo ficou mais de uma hora parado, porque não tinha equipamentos básicos para fazer a operação. Balões de oxigênio foram levados ao local por funcionários da Prefeitura de Lauro de Freitas. O menino acabou não resistindo.

O corpo dele foi enterrado no Cemitério de Portão, em Lauro. Dezenas de familiares e amigos estiveram presentes e se despediram dele. Mais cedo, emocionada, a mulher relembrou para a TV Bahia que o menino fez os dois últimos pedidos para ela momentos antes da chegada dos policiais.

"Ele falou: 'Mãe, eu posso ficar ali sentado na calçada e a senhora daqui me vendo?'. Eu falei: 'Pode'. Perguntou também se podia brincar de bicicleta e eu disse: 'Oh filho, não, só quando a mamãe tiver aí na frente, aí você brinca", relatou a mãe do menino.

A Polícia Civil informou que as primeiras apurações do caso foram realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas a investigação seguirá com o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom).

O que diz a Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar informou que uma equipe da 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) fazia patrulhamento na localidade quando encontrou um homem em "atitude suspeita".

Segundo a PM, o homem e comparsas atiraram na direção dos policiais, que revidaram com o apoio de equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) das Rondas Especiais (Rondesp) da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o policiamento foi reforçado na região depois do confronto. Em seguida, os policiais foram informados que Gabriel Silva foi baleado e levado para o Hospital Menandro de Farias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia