Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Junho Vermelho

Hemóvel atende em Salvador e Candeias até o final do mês

Unidades móveis ficarão no estacionamento do Shopping Barra e na Praça Gualberto Dantas Fonte. Saiba como doar

Redação iBahia • 27/06/2023 às 22:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Hemóvel atende em Salvador e Candeias até o final do mês
Foto: Camila Souza / GOV BA

Na programação do Junho Vermelho, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue, as unidades móveis de coleta da Hemoba estão funcionando com novos roteiros. Na semana de encerramento da campanha, terá atendimento em Candeias, na região metropolitana, e em Salvador.

Na capital baiana, os doadores encontram o serviço no Shopping Barra (Estacionamento E5), de até a sexta-feira (30), das 8h às 17h. Já em Candeias, o atendimento segue até 1º de julho, no estacionamento da Praça Gualberto Dantas Fonte, das 8h às 16h.

Leia mais:

Os atendimentos nos Hemóveis acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, com interrupção das atividades por uma hora para almoço da equipe. O horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores.

A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings, centros das cidades e estações de transbordos.

O objetivo é reforçar o estoque estratégico da Hemoba para atender com segurança os pedidos das unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

O Hemóvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba, como triagem clínica, mobiliários, equipamentos, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais.

A coleta externa tem uma capacidade média de atendimento de 120 bolsas ao dia. Os interessados em se candidatar como doadores de medula óssea também poderão aproveitar a presença dos ônibus para fazer o cadastro no Redome – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior.

Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas horas anteriores ao procedimento. Para o atendimento, é necessária a apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia