O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, implantou um novo método de tratamento para crianças internadas no local. Trata-se da Terapia Assistida por Animais (TAA) associado ao procedimento que também inclui música, acompanhamento psicológico, fisioterapia e atividades artísticas.
Projeto pioneiro em ambiente hospitalar na Bahia, a terapia tem como objetivo humanizar mais o tratamento e estimular os pacientes a realizar algumas atividades que no dia a dia parecem ser desinteressantes.
As sessões no HEC são organizadas pela equipe de fisioterapia, que direciona simples movimentos, como pentear um animal ou dar comida aos peixes, estimulando o sistema psicomotor e elevando a autoestima das crianças. A terapia não substitui tratamentos convencionais, mas funciona como um complemento, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O Tratamento com auxílio de animais teve inicio em janeiro. Desde então, já foram realizadas três sessões no hospital, com o atendimento de 60 crianças. A previsão é que a cada quinze dias, seja realizada a terapia com as crianças que já estiverem internadas no HEC e que forem liberadas previamente pelos médicos para a ação.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!