Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Ipiaú

'Humilhado', diz professor sobre agressão em festa junina na Bahia

William Silva vai se reunir com Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Salvador, para registrar denúncia

Redação iBahia • 04/07/2023 às 16:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Humilhado', diz professor sobre agressão em festa junina na Bahia
Foto: Reprodução / TV Bahia

"A situação foi muito humilhante, me senti humilhado na frente de todos". Foi com essas palavras que William Silva, professor universitário que relatou ter sido vítima de racismo em uma abordagem policial com acusação de roubo, definiu o sentimento vivenciado no dia 29 de junho. O caso aconteceu durante a festa de São Pedro, na cidade de Ipiaú - sul da Bahia; e é investigado pela Polícia Civil. Nesta terça-feira (4), William Silva vai se reunir com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Salvador, para registrar denúncia.

"Situações como essas não podem acontecer, tendo em vista que muitos pretos e pardos passam por isso todos os dias e são silenciados. Muitas vezes apanham e ficam calados porque não têm coragem de se expor", lamentou o professor.

Leia mais:

Segundo William Silva, que trabalha como coordenador do curso de nutrição da UNIFTC em Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, o caso aconteceu depois que ele tentou ajudar uma mulher que teria sido empurrada por um homem embriagado no camarote.

"Os policiais, em nenhum instante, procuraram saber se aquilo realmente tinha acontecido. Eles já chegaram como se eu fosse o principal culpado nesse processo", afirmou. O professor, que apareceu algemado, afirmou que foi abordado com cassetetes e que foi vítima de "preconceito estrutural".

De acordo com William Silva, ele foi levado à delegacia, ouvido e liberado. "Eu falei que não roubei, eles revistaram e viram que eu estava só com meu celular. Vou até o fim. Como já disse nas redes sociais, não posso ficar mais calado, eu tenho que realmente me expor e procurar meus direitos", disse William Silva.

Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada após denúncia de furtos de aparelhos de celulares no camarote e que durante a condução do professor ao posto policial, ele teria agredido um dos militares com chutes. Já a Polícia Civil, que também se manifestou através de nota, informou que não instaurou inquérito contra o professor e que o caso foi registrado como atípico, já que não havia indício de crime cometido por ele. A instituição relatou também, que os PMs envolvidos na abordagem foram ouvidos e outras pessoas que estavam no local da festa devem prestar depoimento à polícia ainda nesta semana.

A universidade, UNIFTC, local de trabalho do professor emitiu uma nota de solidariedade, onde traz o a seguinte frase: "Uma figura respeitada a admirada na comunidade acadêmica". A universidade classificou o episódio como tratamento injusto e humilhante.

*Com informações do g1 Bahia

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia