Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Crítico

Incêndio atinge Serra da Bandeira e outras seis cidades do oeste da BA

Queimadas se alastram pelos locais desde segunda-feira (18); todo efetivo do Corpo de Bombeiros estão em combate às chamas

Redação iBahia • 21/09/2023 às 8:41 • Atualizada em 21/09/2023 às 9:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Incêndio atinge Serra da Bandeira e outras seis cidades do oeste da BA
Foto: TV Oeste

Um incêndio a região da Serra da Bandeira, ao redor de Barreiras, e outras seis cidades do oeste da Bahia, Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra.
As queimadas se alastram pelos locais desde segunda-feira (18). Desde então, bombeiros estão em combate ao fogo. Não há informações sobre feridos.

A região de Serra da Bandeira é uma das mais afetadas. Cerca de 4km do local, uma área de cerrado, foi queimado pelo fogo. A serra fica próxima a áreas comerciais da cidade, nas margens da BR-242. A Serra do Mimo também registra o incêndio florestal desde segunda.

Inicialmente, eram dois focos de queimadas. Um deles foi controlo pelo Corpo de Bombeiros e outro segue sendo combatido, mas avançou nos últimos dias, o que dificulta o trabalho dos profissionais.

De acordo com a TV Subaé, a situação registrada em Barra é considerada crítica. O fogo ainda avança e os bombeiros tentam controlar as chamas, que estão concentradas em uma área de difícil acesso.

Para combater às chamas, todo o efeito do Corpo de Bombeiros na região oeste está em campo. São 103 homens, 25 viaturas e 8 aeronaves no combate ao fogo.

Leia mais:

Não há informações sobre a extensão dos incêndios, nem sobre a dimensão de danos causado pelo fogo.

Altas temperaturas

De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), as chamas nos oeste se espalharam rapidamente por causa das altas temperaturas e ventos fortes.

Entre os meses de julho e outubro, o oeste baiano enfrenta estiagem. Em 2023, os moradores passaram mais de 120 dias sem chuvas.

No oeste baiano, a combinação entre ventos fortes e tempo seco colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais.

Nesta semana, a última do inverno, uma nova e intensa onda de calor atinge diversas regiões brasileiras, entre elas o oeste da Bahia. A onda de calor deve atingir as cidades durante o final de semana e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem superar os 35ºC em ambas as localidades.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia