O inverno começa oficialmente no hemisfério sul às 11h58 de quarta-feira (21), mas os efeitos da aproximação da virada de estação já podem ser sentidos por toda a Bahia. A mudança na temperatura, na frequência das chuvas e na força dos ventos já vem sendo notada pelos baianos, sempre pegos "de surpresa" com a virada no tempo.
O inverno no estado será de temperaturas amenas, marcado por pouca chuva e muito vento, graças a atuação do fator El Ñino. O fenômeno tornará o inverno mais suave em todo o planeta, uma vez que ele impede que as frentes frias avancem fazendo com que a queda na temperatura seja mais sutil.
Leia também:
Em entrevista ao iBahia, a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valeria, que na Bahia os efeitos da chegada do inverno serão sentidos de maneira diferente em cada região.
"Na região Centro-Oeste, que abrange todo o Vale do São Francisco, no Sudoeste e Oeste do Estado já começa a ficar seco, com baixa umidade no decorrer da estação, em muitos municípios com valores inferiores a 30% de umidade relativa do ar. Porém, a característica principal são as baixas temperaturas que atingem todo o estado. [Por exemplo], nas regiões mais elevadas da Chapada e Planalto, [serão registrados] valores de até 10° durante a madrugada", explica Cláudia.
A meteorologista alerta também para o clima seco e a amplitude térmica da estação, que é quando em um mesmo dia registra-se temperaturas muito altas durante o dia e muito baixas durante a noite. "Teremos temperaturas elevadas no Vale do São Francisco, que já começa a evidenciar uma elevada amplitude térmica ou seja temperaturas baixas durante a madrugada e, durante a tarde, temperaturas elevadas em torno de 34° e 35° graus no Vale do São Francisco e Oeste da Bahia, principalmente.", afirma ela.
Para Salvador e Região Metropolitana, a previsão é de que o período de alta umidade será mantido, porém com chuvas fracas e isoladas. Ainda segundo Cláudia, a temperatura tende a ficar mais agradável em Salvador e região, só que com vento forte.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!